06 MAR 2023
Assistência Social abre período de credenciamento para o programa Família Acolhedora
Através de guarda subsidiada, você pode acolher um menor em situação de risco em caráter provisório e excepcional
A Secretaria de Assistência Social vai realizar, até 31 de março, o credenciamento para interessados em fazer parte da Família Acolhedora. Um programa social que objetiva o atendimento às crianças e adolescentes (de 0 a 18 anos incompletos) em situação de risco que necessitam ser afastados do meio em que vivem.

O acolhimento se dá através de guarda subsidiada, em caráter provisório e excepcional, pelo período de 1 ano, havendo possibilidade de prorrogação caso a equipe multidisciplinar do PSE considere viável, por meio de laudo psicossocial.

Para participar do programa, que foi implantado no município pela atual Administração através da Lei Municipal nº 1.668, de 31 de agosto de 2021, é preciso cumprir alguns requisitos, como ser maior de 21 anos; ter residência fixa; ter disponibilidade de tempo e interesse em se dedicar aos cuidados e proteção de crianças e/ou adolescentes; histórico de boa conduta e sem vícios, além de possuir grau de instrução que possibilite orientar e auxiliar o acolhido em suas necessidades, entre outros conforme edital SMAS 001/2023.

Além de ajudar a retirar uma criança de uma situação de risco, a família acolhedora passará a contar com alguns benefícios como auxílio financeiro para o acolhido; acompanhamento e suporte da rede relacionado à demanda de acolhimento e prioridade no atendimento da rede municipal de saúde para o acolhido.

Interessados em participar do programa devem procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social, na rua Marcolino Teixeira de Queiroz, 844, para realizar o credenciamento. Serão selecionadas até duas famílias, podendo o número ser ampliado de acordo com a análise da conveniência da medida pela Secretaria e determinação do Juiz da Vara da Infância e Juventude.

O atendimento acontece das 8h às 11h50 e das 13h40 às 15h30. Mais informações pelo telefone (67) 3565-4727.

Autor: Camila Helem de Jesus - Diretoria de Comunicação
Local: Aparecida do Taboado-MS