11 ABR 2022
Coletâneas do MS Alfabetiza são entregues nas escolas municipais
A Secretaria de Estado de Educação (SED) realizou, em regime de colaboração com os municípios, no dia 6 de abril, nas dependências da Câmara Municipal de Três Lagoas, a entrega de 3.428 exemplares da Coletânea MS Alfabetiza, do Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança, que tem adesão de 100% dos municípios de Mato Grosso do Sul. Desse total, Aparecida do Taboado foi beneficiada com 800 livros para alunos de 1º e 2º ano, mais exemplares para os professores.
Segundo informações da Secretária de Educação Ana Rita, quatro escolas municipais que atendem 1º e 2º anos, participarão do Programa MS Alfabetiza, sendo elas: João Luiz Pereira, João Alves Lara, João Chama e Professor Jesus José de Souza. Em 8 de abril de 2022, as unidades escolares acima citadas, receberam as coletâneas.
O Programa MS Alfabetiza foi lançado em outubro do ano passado, sendo uma parceria com Fundação Lemann, Instituto Natura, Bem Comum, Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), Assomasul, Undime e Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul.
Dentre os eixos do Programa está a oferta de Material Didático Complementar. A coletânea MS Alfabetiza será disponibilizada aos estudantes dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental e o livro do professor para os regentes das respectivas turmasSerão distribuídos aproximadamente 84 mil livros para os estudantes da rede pública e 3.400 livros do professor.
O Programa é responsável por investimentos em diversas frentes, tais como Aquisição de Livro Didático, premiações destinadas às escolas que obtiverem os melhores índices de alfabetização, contribuições financeiras às escolas com os menores índices de aprendizagem (denominadas “escolas apoiadas”), recursos para avaliações anuais pela SED e bolsas para Formação dos profissionais. Ao todo, está previsto um investimento de R$ 8,3 milhões para as ações de 2022.
O Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança – tem por finalidade o estabelecimento de condições necessárias para que os estudantes matriculados nas redes públicas sul-mato-grossenses adquiram o domínio das competências de leitura e escrita adequados à sua idade e ao seu nível de escolarização.
Sabe-se que o sucesso na alfabetização contribui para o desenvolvimento do estudante em todas as etapas da educação básica; diante disso, e considerando a relevância do Regime de Colaboração, esta Secretaria busca a implementação de uma política com foco na alfabetização das crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental.
Para atingir esse objetivo, o Estado de Mato Grosso do Sul celebra a parceria com municípios sul-mato-grossenses, tendo como objetivo viabilizar e fomentar a colaboração entre a Rede Estadual e as redes municipais de ensino, por meio de ações conjuntas voltadas ao fortalecimento da aprendizagem e da melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes matriculados nos dois primeiros anos do ensino fundamental.

Fonte: Assessoria de Cominicação da Prefeitura