Em meio à era digital, onde mensagens instantâneas e redes sociais dominam a comunicação, escrever uma carta à mão tornou-se quase um ato de resistência, e também de afeto. Pensando nisso, na Escola Municipal Professor Jesus José de Souza está sendo desenvolvido, há três anos consecutivos, o Projeto de Cartas Pessoais, inspirado pelo conteúdo da apostila NETBIL.
A proposta surge da necessidade de resgatar práticas textuais que desenvolvam não só a escrita formal e a estrutura da carta pessoal, mas também os sentimentos envolvidos no ato de escrever para alguém. Muitos alunos nunca tinham tido contato com essa forma de comunicação. Para eles, era novidade pensar em papel, envelope, selo e envio pelos Correios,(como fizeram na manhã desta segunda-feira, 9 de junho), algo que parecia distante diante do uso frequente de aplicativos como WhatsApp e redes sociais.
Durante o projeto, os estudantes aprendem desde a estrutura básica de uma carta até a emoção de colocar seus sentimentos no papel. Mais que uma atividade didática, escrever cartas se transforma em uma experiência afetiva: os alunos enviam correspondências para colegas de sala, amigos, professores e familiares, experimentando o impacto da espera, da surpresa e do carinho impresso em cada palavra.
A cada edição do projeto, percebe-se o envolvimento crescente dos alunos. Eles entendem que escrever é mais do que simplesmente cumprir uma tarefa escolar: é também criar laços, eternizar momentos e dar voz ao coração.
Essa iniciativa vai além do conteúdo curricular: ela desperta o interesse pela escrita, reforça valores como empatia, afeto e respeito, além de promover a iniciativa estudantil e a valorização das relações interpessoais.