Clique aqui e consulte nossas políticas.
19 DEZ 2023
Secretaria de Educação encerra em 2023 atividades do projeto Turminha do Bem
receba notícias
A Secretaria de Educação de Aparecida do Taboado implementou, ao longo do ano de 2023, o projeto Turminha do Bem em toda a sua rede escolar, visando abordar as emoções dos alunos atendidos nos Centros de Educação Infantil e nas Escolas Municipais.

O projeto, que encerrou suas atividades, foi uma iniciativa abrangente que atendeu desde a pré-escola, focalizando o desenvolvimento emocional dos alunos. Utilizando jogos didáticos, como tabuleiros, baralhos e feltros, e incorporando os livros "Ana e o detetive das emoções" e "Ana e sua amiga coco" ao longo dos dois semestres, o Turminha do Bem integrou leitura, cadernos de atividades e jogos para enriquecer a abordagem emocional.

O objetivo principal do projeto foi trabalhar quatro pilares fundamentais na educação em saúde: emocional, ambientes limpos, hábitos de higiene e meio ambiente. Em uma colaboração entre o executivo municipal e a equipe pedagógica do município, foi realizado também um trabalho dedicado à saúde emocional dos profissionais da rede municipal de educação, além dos alunos do ensino infantil e fundamental I.

Os objetivos da educação emocional foram amplamente explorados, incluindo a busca por uma compreensão mais profunda das emoções, a identificação das emoções em outras pessoas, o desenvolvimento da capacidade de regular as próprias emoções, a prevenção de efeitos nocivos das emoções negativas, o cultivo da capacidade de gerar emoções positivas, a promoção da automotivação e a adoção de atitudes positivas em relação à vida. Esse enfoque abrangente visa criar uma base sólida para o bem-estar emocional e mental dos alunos, contribuindo assim para um ambiente educacional mais saudável e positivo.

A secretária de Educação Ana Rita Paião de Oliveira, a secretária adjunta Maria Dalva, coordenadores de Educação e Diretores das escolas, estiveram presentes no encerramento do Projeto, que ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Vereador.
Fonte: Fotos DICOM
Autor: Diretoria de Comunicação