16 OUT 2023
Outubro Rosa: Horário estendido para coleta de preventivo
A secretaria de Saúde de Aparecida do Taboado realizará nos dias 19 e 26 de outubro a coleta preventivo (Papanicolau) em horário estendido, até as 20h, em todas as Estratégias de Saúde da Família – ESF, facilitando assim, o atendimento às mulheres que tem dificuldade em comparecer no horário comercial.

O câncer do colo do útero, também conhecido como câncer cervical, é uma doença que afeta a parte inferior do útero, a região do colo uterino. Essa forma de câncer é uma das principais causas de morte entre as mulheres em todo o mundo, mas é também uma das doenças que podem ser prevenidas e tratadas com sucesso quando detectada precocemente.

Já o câncer de mama é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres em todo o mundo. A conscientização é crucial, pois o diagnóstico precoce aumenta consideravelmente as chances de tratamento bem-sucedido. Exames regulares de mamografia, autoexames e consultas médicas são instrumentos poderosos na detecção precoce. No entanto, muitas mulheres ainda têm dúvidas ou receios sobre a realização desses exames, e o Outubro Rosa ajuda a dissipar essas preocupações, incentivando a busca por informações e o acesso aos cuidados de saúde.

O Outubro Rosa é um movimento global que ganhou destaque como um mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama e de colo do útero. Durante todo o mês de outubro, organizações e comunidades ao redor do mundo se unem para promover a conscientização, a prevenção e o diagnóstico precoce dessa doença que afeta milhões de mulheres em todo o mundo.

Em suma, o Outubro Rosa é um lembrete de que a luta contra o câncer de mama e de colo de útero é uma responsabilidade de todos. A conscientização é a chave para a detecção precoce e, assim, para salvar vidas. A cada ano, o movimento cresce, trazendo esperança e empoderamento a milhões de mulheres em todo o mundo. Junte-se ao movimento, vista o rosa e apoie a causa, para que um dia possamos erradicar o câncer de mama de uma vez por todas.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024