O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu mais um mutirão de cirurgias de catarata na Fundação Estatal de Saúde de Aparecida do Taboado - FESAT, como parte do programa estadual ‘MS Saúde: Mais Saúde, Menos Filas’.
Durante o período de 8 a 11 de maio, foram realizadas 120 consultas oftalmológicas e 95 cirurgias oftalmológicas.
A catarata, uma condição comum na terceira idade, é causada pelo envelhecimento natural do olho, podendo também ocorrer devido a traumas em pessoas mais jovens. Os sintomas incluem visão borrada e falta de nitidez. À medida que a catarata se desenvolve, o cristalino torna-se opaco, resultando em uma diminuição da acuidade visual. Em casos mais graves, pode ocorrer cegueira.
"Por meio do programa estadual, e apoio do município que visa reduzir as filas de espera para cirurgias eletivas, nossa cidade vem realizando cada vez mais as cirurgias de cataratas", comentou a secretária de Saúde, Daiane Pupin.
Aparecida do Taboado é uma das cidades mais ativas no programa implementado pelo Governo do Estado, entre todos os municípios que participam deste projeto. Com o apoio do Governo Estadual, o município está dando um grande passo na área da Saúde, eliminando as filas de espera que existiam no início da gestão.