03 OUT 2023
SAÚDE
Outubro rosa: Atendimentos na carreta do Hospital do Amor e em horários estendidos
Secretaria de Saúde prepara ações para o mês da prevenção do câncer de mama e de colo do útero
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que toda mulher, independentemente da idade, a partir de um ano após iniciar sua vida sexual, deve fazer o exame preventivo de colo de útero, uma vez ao ano.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que o tumor é o segundo mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama, e o quarto no ranking de óbitos por câncer no Brasil.

A principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico da doença é o exame preventivo, disponível em todas as unidades de saúde.

Já a mamografia é indicada para mulheres acima dos 40 anos, anualmente, como recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia.

A secretaria de Saúde de Aparecida do Taboado realizará no dia 19 e no dia 26 de outubro a coleta preventivo (Papanicolau) em horário estendido, até as 20h, em todas as Estratégias de Saúde da Família – ESF, facilitando assim, o atendimento às mulheres que tem dificuldade em comparecer no horário comercial.

Carreta do Hospital do Amor – Além do preventivo nas ESF´s, a Unidade Móvel do Hospital do Amor já está presente em Aparecida do Taboado para realizar 160 mamografias e 240 preventivos (papanicolau) que foram previamente agendados. O preventivo do colo do útero será realizado em mulheres de 25 a 64 anos com intervalo de 1 ano entre a última realização. A mamografia em mulheres de 40 a 49 anos, com intervalo de 1 ano, de 50 a 69 anos com intervalo de 2 anos.
Fonte: Fotos Daniel Silva - DICOM
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024