04 OUT 2023
Equipe da ESF São Jerônimo realiza hiperdia com palestra para pacientes
A equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) São Jerônimo reuniu na manhã desta quarta-feira, dia 04/10, pacientes que apresentam hipertensão e diabetes para passar diversas orientações de como se alimentar para conviver com essas doenças.

A palestra para o grupo foi com a nutricionista Franciele Lacerda, que falou sobre a importância de uma boa alimentação, do uso correto do medicamento e de outras práticas fundamentais no controle dessas doenças. “As pessoas criam o hábito de acreditar que quando falamos de hipertensão e diabetes, queremos dizer que não pode comer sal e nem doce. Isso não tem a ver com não comer, mas sim fazer novas escolhas, ou seja, são vários fatores que alteram a pressão e diabetes”, explicou Franciele.

A médica do postinho, Doutora Amanda Tolentino Almeida, disse que o objetivo de acompanhar o grupo é, além de auxiliar no plano de cuidados individuais para o controle da doença, orientar quanto ao uso correto das medicações, pois são nesses encontros que descobrimos quem está usando o medicamento correto ou não. Outra atividade é a adesão de exercícios físicos e hábitos de alimentação adequada.

Os encontros acontecem mensalmente, envolvendo a participação da equipe multiprofissional, entre eles, nutricionista, enfermeiro, agentes de saúde, técnicos e médico da ESF, entre outros.

Nesta reunião, os pacientes presentes degustaram uma deliciosa salada de frutas e puderam tomar uma água saborizada. Sendo lembrado a eles a necessidade de uma alimentação saudável e exercício físico, mencionando a academia da saúde que é totalmente gratuita.
Fonte: Fotos Anamélia Rosa - DICOM
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024