03 OUT 2023
Campanha “Setembro Amarelo – Se precisar, peça ajuda”
A SMAS - Secretaria Municipal de Assistência Social desenvolveu nesse mês de setembro a Campanha “Setembro Amarelo”, com o tema “Se precisar, peça ajuda”. Os trabalhos foram abertos com a entrevista do servidor público municipal, psicólogo da SMAS - César Dezidério na Rádio Cultura, esclarecendo que setembro é o mês de valorização da vida e que no Brasil a campanha é da ABP – Associação Brasileira de Psiquiatria. O objetivo foi conscientizar a população sobre os fatores de risco para o comportamento suicida e orientar para o tratamento adequado dos transtornos mentais, que representam 96,8% dos casos de morte por suicídio.

Entre os transtornos psiquiátricos mais comuns estão a depressão, transtorno bipolar, alcoolismo e abuso/dependência de outras drogas, transtornos de personalidade e esquizofrenia. O tema chama atenção por que o Brasil é o 8.º em números absoluto de suicídio e, entre os jovens com faixa entre 15 a 34 anos, o suicídio é a segunda maior causa de morte no mundo.

Neste sentido a SMAS promoveu ações para conscientizar sobre a questão de saúde pública e promoveu também diversas palestras em diferentes setores para ampliar e divulgar a Campanha Setembro Amarelo, mostrando que “a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade e sua atitude pode salvar uma vida” como chamou atenção o Psicólogo palestrante.

No dia 11 de setembro, foi o dia de realização da palestra aos estudantes do Ensino Médio ministrada na Escola SESI onde os estudantes participaram das discussões. "Através de projetos como este, que foi desenvolvido pela Biblioteca Sesi de Aparecida do Taboado, percebemos a importância de tratar temas tão sensíveis como o Setembro Amarelo, com sutileza e acolhimento. O momento foi ímpar na vida de nossos alunos que tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e expor suas opiniões sobre o tema", disse a diretora da unidade escolar, Graciete Aparecida de Barros Geraldo.

Já o dia 20 de setembro foi dia de palestras da Escola Estadual Ernesto Rodrigues, ao total foram ministradas 8 palestras, que também fez parte do Projeto Gerador: Ernesto Rodrigues & Setembro Amarelo: sua ajuda pode salvar a vida de alguém!

O Diretor Escolar, Prof. Mauro Timpurim Berto e a Diretora Adjunta Profa. Marley Morelli, apoiaram o desenvolvimento do projeto e aplicação de palestras para estudantes matriculados em todos os períodos e ainda houve a aplicação de dinâmicas e diversas atividades educacionais relacionadas ao tema. No total foram praticamente mais de 1000 estudantes beneficiados com desenvolvimento do projeto, que teve à frente como responsável o professor Idealizador, Mestre Anderson José de Paula (Língua Portuguesa-R.A./LP.) e todos os professores de Itinerário Formativo (quarta-feira matutino), todos professores que têm aulas nas turmas 7ºs, 8ºs, 9ºs e AJA (quarta-feira vespertino) e todos os professores que têm aulas nas turmas do noturno Regular, EJA e AJA (quarta-feira noturno).

Finalizando a campanha, ficou esclarecido que a Prefeitura Municipal de Aparecida do Taboado, desde 10/06/2009 presta atendimentos especializados por meio da SMS – Secretaria Municipal de Saúde através do estabelecimento denominado Centro de Atenção Psicossocial - CAPS Tião Lapa, localizado atualmente na Av. dos Estudantes, nº 1220, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Os interessados pelos serviços do CAPS podem procurar os profissionais da unidade.

A estrutura do CAPS é especializada, contando em seu quadro de funcionários com os seguintes profissionais: Médico Psiquiatra, Assistente Social, Psicólogo Clinico, Técnico de Enfermagem, Pedagogo, Enfermeiro e Auxiliar de Faturamento.

O CAPS tem contribuído para a inserção social de todas as pessoas com algum tipo de sofrimento mental e também dependentes de substâncias psicoativas (álcool e drogas). Atualmente o CAPS de Aparecida do Taboado está com um fluxo semanal de atendimento de mais de 100 pessoas, promovendo atividade física, jogos, oficinas pedagógicas, combate ao tabagismo e atendimento psiquiátrico.
Fonte: Fotos Daniel Silva - DICOM
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024