28 AGO 2023
FAZENDA E PLANEJAMENTO
A partir do dia 1º de setembro Microempreendedores Individuais passam a emitir nota fiscal pelo Emissor Nacional
Começa a valer em 1.º de setembro de 2023, a mudança na emissão de notas fiscais eletrônicas para os Microempreendedores Individuais (MEIs).
A partir desta data, não será mais possível para esta categoria utilizar o Portal de Nota Fiscal Eletrônica do município, todas as notas deverão ser emitidas através do Emissor Nacional. A medida é uma determinação federal e padroniza a emissão deste tipo de documento.

As regras para e emissão continuam as mesmas: obrigatória quando o serviço for prestado para outras empresas de qualquer porte. A emissão da nota fiscal é opcional quando o serviço ou a venda for realizada para pessoa física.

Além de facilitar o trabalho do contribuinte, pois as notas serão emitidas em um único lugar, o sistema aumenta a competitividade das empresas, reduz custos ao município e fortalece o Imposto Sobre Serviço (ISS).

A mudança na emissão das notas foi determinada pela Resolução CGSN nº 169, de 27 de julho de 2022. Dentre as principais mudanças está a simplificação das obrigações acessórias; padronização da emissão de documento fiscal de serviços do MEI com validade nacional; dispensa de emissão de outro documento fiscal municipal relativo ao Imposto Sobre Serviço (ISS).

Novidades no emissor - A Receita Federal atualizou o emissor e, a partir de agora, o responsável legal de um CNPJ MEI pode realizar o login via integração com a plataforma GOV.BR e emitir as NFS-e sem a necessidade de criação de uma senha com preenchimento de formulário. Além da plataforma na web, é possível emitir as notas por aplicativo de celular.

LEMBRANDO – Para as demais categorias continuam da mesma forma no Portal da Prefeitura.

Para acesso à plataforma e emissão da Nota Fiscal entre no arquivo para Download e veja o passo a passo: