20 JUN 2023
Assistência Social promove palestra sobre “Junho Prata”
No dia 20 de junho, no Salão de Festas da Melhor Idade “Luzia Geralda dos Santos”, ocorreram duas palestra sobre o “Junho Prata”, mês de combate à violência contra o idoso. O primeiro bate-papo foi com os integrantes da rede de atendimento da Assistência Social e os Agentes de Saúde do município e o segundo com os idosos do grupo Melhor Idade e alunos do Instituto Dom Afonso.

O Professor Eduardo Ramirez Meza, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, falou dos tipos de violência, que vão desde a física à psicológica, envolvendo pessoas da relação de confiança do idoso. “A violência psicológica é a mais comum, que é você tratar a pessoa idosa não com a dignidade que ela é merecedora como pessoa humana, mas como uma pessoa menor por ser idoso. Expressões depreciativas da velhice, por exemplo, e até mesmo a violência sexual, que muita gente pensa que ela não existe, mas acontece”, declarou.

Para o palestrante Ramirez existe ainda uma série de preconceitos que a sociedade estabelece, tais como determinar o lugar de idoso ou não, lugares que se supõe que ele não possa frequentar, como uma boate, uma festa. “O mesmo pode acontecer no mercado de trabalho, a sociedade espera que o idoso saia para dar lugar ao jovem. A pessoa idosa é uma pessoa adulta e plena e pode estar em qualquer lugar, costumo dizer lugar de idoso é onde ele quiser”, enfatizou.

Junho Prata - A Lei n° 5.215/2018, do Estado de MS, batizou o mês de junho como “Junho Prata” com o intuito de desenvolver campanhas de conscientização, e pautar o assunto para que não caia no esquecimento ou na invisibilidade do tema. A Organização das Nações Unidas (ONU), instituiu o dia 15 de junho como o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, tendo como objetivo chamar a atenção para a existência de violações dos direitos dos idosos e divulgar formas de denunciá-las e combatê-las.

Biografia - O palestrante, professor Eduardo Ramirez Meza, possui graduação em Ciências Sociais e mestrado em Estudos Culturais pela UFMS. Técnico de nível médio da UFMS, participou do Programa Escola de Conselhos. Coordenou a Secretaria Executiva do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (dez/2008-abr/2011). Criou o Programa de Promoção dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa/UFMS (2011), atual Programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa/UFMS. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Estudos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: pessoa idosa, garantia e defesa de direitos, controle social de políticas públicas e relações de poder na intergeracionalidade.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024