31 JAN 2024
Pesque e Solte da Equoterapia foi inaugurado com recursos do Leão Amigo
Na manhã de 31 de janeiro ocorreu a cerimônia de inauguração do Pesque e Solte do Centro de Equoterapia Passo a Passo "Iná Cintra Cardoso". Este projeto foi estabelecido nas instalações do Leilões do Sindicato Rural de Aparecida do Taboado, utilizando também recursos do CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Para viabilizar esta iniciativa notável, o CMDCA angariou recursos no Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, por intermédio da Campanha Leão Amigo, mediante as doações diretas dos contribuintes no momento da declaração do Imposto de Renda, como explicado pelo psicólogo Cézar Dezidério.

O investimento total para este projeto foi de R$ 36.000,00 (trinta e seis mil reais), distribuídos da seguinte forma: R$ 16 mil provenientes do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; R$ 10 mil de recursos próprios do Centro de Equoterapia; e mais R$ 10 mil provenientes do Sindicato Rural, contando ainda com o total apoio do SENAR/MS e RAGUIFE PET.

Este projeto, que operará diariamente, foi concebido com a colaboração do CMDCA, Equoterapia e Sindicato Rural de Aparecida do Taboado, promovendo significativamente o desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças, bem como a interação com suas famílias. Enquanto aguardam atendimento com os cavalos, os alunos poderão utilizar o tanque de peixes junto com suas famílias e colegas. A pescaria contribui para o desenvolvimento de habilidades motoras como equilíbrio, força e coordenação. O projeto estará aberto para visitação de alunos de todas as escolas.

Em relação ao funcionamento do Pesque e Solte da Equoterapia, a fisioterapeuta Bruna Felix comentou sobre este projeto inclusivo, que surge como uma ferramenta crucial para a reabilitação. "Além de todos os benefícios, também será realizado o reaproveitamento da água para a irrigação dos pastos destinados aos cavalos utilizados nos atendimentos equoterápicos", afirmou Bruna.

Leão Amigo 2024: Para o ano de 2024, a campanha Leão Amigo será direcionada também ao Fundo do Idoso, um projeto com o propósito de financiar programas e ações voltados para os idosos, visando garantir seus direitos sociais e criar condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.

Presenciaram o evento o vice-prefeito Tenente Ávila, a primeira Dama Verônica de Paula, o secretário de Governo Ber Galter, a secretária de Educação Ana Rita Paião de Oliveira, a secretária adjunta da Assistência Social Michaéli Mignoli, Coordenadora do CRAS Lucimeire Brandão, Psicólogo Cézar Dezidério, Assistente Social Analice Domingos, e os vereadores Jucleber Bim, Patrícia da Saúde, Carlinhos do Lageado e Gustavo Neira.

Fonte: Fotos Daniel Silva - DICOM