16 JUN 2023
Em andamento a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social
Com o tema: “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, o Governo Municipal de Aparecida do Taboado realizou na manhã de 16 de junho, com início às 8h30, a abertura da 14ª Conferência Municipal de Assistência Social.

O evento está sendo realizado nas dependências do Centro de Treinamento do Sindicato Rural tendo como palestrantes Andressa Enedina Ferreira Lima e Márcia Teresinha Ratti.

Na 14ª Conferência de Assistência Social vão ocorrer momentos de avaliação, representando a sociedade civil somando-se à representação do poder público para fortalecer esta política pública e garantir o exercício do controle social.

Dando abertura à Conferência, a presidente do Conselho da Assistência Social Michaeli Mignoli da Silva, destacou que o objetivo da Conferência é qualificar a avaliação da política de assistência social e a proposição de deliberações que tragam diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, tanto nos municípios, quanto nos estados e na União.

Para a secretária de Assistência Social, Ariadne Queiroz, o trabalho com as entidades, comunidade e servidores, é motivo para trazer mais soluções ao atendimento diário de quem mais precisa.

O prefeito José Natan em suas palavras disse ser um prazer poder participar da 14ª Conferência, agradecendo a Câmara pela agilidade na aprovação da Lei do SUAS, “Sendo esta Conferência a oportunidade de dar novas diretrizes para a Assistência Social, melhorando o atendimento, não só doando, mas oportunizando cursos, como manicure, panificação, bordado, entre outros, o que melhora a renda da família”, falou. Destacando também o trabalho em conjunto com as demais secretarias municipais, principalmente, Saúde e Educação.

Após abertura do evento e leitura a aprovação do Regimento Interno foi apresentada palestra magna, “O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, proferida por Márcia Teresinha Ratti e Andressa Enedina Ferreira Lima. Em seguida ocorreu a apresentação de alunos da APAE.

Durante a tarde serão apresentadas as propostas para 5 eixos temáticos aprovados pelo CNAS (Conselho Nacional de Assistência Social), sendo colocadas em votação pela plenária. Tais propostas foram criadas nas pré-conferências com participação dos trabalhadores da área e conselheiros municipais.

Participaram da abertura do evento, o prefeito José Natan; a primeira Dama Verônica de Paula; a secretária municipal de Assistência Social, Ariadne Queiroz; a secretária de Saúde Daiane Pupin, a secretária de Administração Fernanda Ziviani; a secretária de Educação Ana Rita Paião; a secretária adjunta de Educação Maria Dalva; os vereadores Moysés Chama, Gustavo Neira e Patrícia da Saúde; a promotora de Justiça Drª Jeruza Araújo e a representante dos usuários dos serviços assistenciais, senhora Estela.

Lembrando que a Conferência Estadual, ocorrerá na capital em 22 de setembro de 2023, e a Nacional será realizada em Brasília, no mês de dezembro.
Fonte: Fotos Daniel Silva - DICOM
Autor: Camila Helem de Jesus - Diretoria de Comunicação