20 ABR 2023
EDUCAÇÃO
Semana Municipal de Conscientização do Autismo levou informação às famílias e também à sociedade
A campanha Abril Azul foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas, ONU, como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e garantir os direitos de pessoas autistas.

No período de 31 de março a 5 de abril, ocorreu em Aparecida do Taboado a Semana Municipal de Conscientização do Autismo, iniciando com um mega show do Fernando Pavone, um artista autista, passando por entrega de panfletos, caminhada, formação continuada de professores e visita a órgãos públicos.

A Semana teve como objetivo promover o conhecimento sobre os direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista, buscando caminhos para que a população inicie um processo de entendimento sobre o assunto, na perspectiva de inclusão dessas pessoas na sociedade sem nenhum tipo de preconceito.

No dia 31/03 Fernando emocionou o público com seu show, além da participação do pequeno aparecidense Denilson Junior deixando a noite ainda mais especial. Ambos são diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o que não os impede de sonhar e realizar.

No dia 03/04 a conscientização foi realizada no semáforo central com a entrega de panfletos e uma caminhada consciente pelas principais ruas da cidade, levando informação sobre a importância da inclusão.

Já no dia 04/04, foi realizada uma formação continuada para os professores da rede municipal, na sede do Rotary Club, com palestras com a equipe da Turminha do Bem. No dia 05 de abril a semana foi finalizada com visita aos órgãos públicos com panfletagem.

Para a coordenadora do Núcleo de Educação Especial, Jaqueline Silva, a campanha levou informações para acabar com o preconceito e promover a verdadeira inclusão. “Essa campanha foi grandiosa. Ela buscou levar mais informações às famílias dos pacientes e também a toda a sociedade para que possamos construir um futuro melhor e mais inclusivo”, disse.

Jaqueline comentou ainda que está muito satisfeita com a repercussão de todos os eventos realizados na semana, pois a população recebeu de forma positiva demonstrando empatia e interesse sobre o assunto abordado.

Na escola os gestores e professores, entenderam a importância da inclusão e realizaram atividades sobre o tema com os alunos em sala de aula. Além disso, em parceria com a Turminha do Bem, foram entregues folhetos explicativos sobre o que é o Transtorno do Espectro Autista para os alunos levarem para casa, como forma de alcançar os pais.

Fonte: Camila Helem de Jesus - Diretoria de Comunicação
Autor: Fotos Daniel Silva - DICOM