16 FEV 2023
Procon ATP alerta quanto ao uso de pomadas para modelar, trançar e fixar cabelos
Neste APT FOLIA, será comum a vontade de modelar e trançar os cabelos, afinal, todos querem ficar ‘no estilo’ para a festa mais animada da região.
Mas o PROCON APT “Vereador Ivair Garrido Aydar”, faz um alerta. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, proibiu a venda de todas as pomadas para modelar, trançar e fixar cabelos. A medida de segurança é válida também para distribuição e exposição para a venda de todos os lotes de qualquer tipo destes cosméticos, no comércio em geral.

Ao menos 243 mulheres já precisaram de atendimento médico após faz uso desse produto. Os sintomas foram: vermelhidão; dor nos olhos; inchaço; lacrimejamento; fotofobia; e algumas até um quadro de cegueira temporária.

Segundo as informações disponíveis, as ocorrências se deram, principalmente, depois que os usuários que aplicaram as pomadas mergulharam no mar, piscina, tomam banho de chuva, ou transpiram. Isso porque a pomada escorre pelo rosto e entra em contato com os olhos.

“O consumidor aparecidense que adquiriu a pomada tem o direito de ser ressarcido pelos valores pagos na compra do produto. Já o consumidor que foi vítima de algum problema de saúde causado pela pomada, o PROCON orienta acionar o Poder Judiciário e requerer diretamente do fabricante a reparação pelo dano sofrido”, disse a Coordenadora Carla Lima.

Finalizando, um alerta bem importante, se você tiver pomadas para cabelo em casa, pare imediatamente de utilizar este produto. Ele pode fazer muito mal para a sua saúde. Principalmente para a saúde das crianças.
Fonte: DICOM