17 NOV 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Resíduos cortantes: A importância de descartar corretamente

Casos de acidentes com resíduos cortantes infelizmente estão sendo muito comuns em Aparecida do Taboado. Entenda a importância de descartá-los corretamente.

Em Aparecida do Taboado, coletores de lixo já se feriram algumas vezes esse ano por conta de resíduos cortantes. Além dos ferimentos, uma série de doenças podem ser transmitidas aos coletores pelos resíduos cortantes: HIV, hepatite B e C, além de outros vírus, fungos e bactérias.

Embalar os resíduos cortantes corretamente é a melhor maneira de evitar acidentes, tanto com outros membros da família, quanto com os coletores que trabalham diariamente na coleta dos resíduos.
O saco de lixo tradicional não é resistente, podendo se rasgar ou furar. Se você colocar algo pontiagudo dentro dele, provavelmente o objeto vai rasgá-lo e ficar exposto. Você mesmo pode se cortar na hora de levar o lixo para fora.

Os resíduos perfurocortantes segundo as legislações sanitárias e ambientais são compostos por: lâminas de barbear, bisturis, agulhas, escalpes, ampolas de vidro, vidrarias, espetos de churrasco e outros assemelhados.

Como descartar esse tipo de resíduo corretamente - O descarte ideal de cacos de vidro ou outros objetos pontiagudos como espetinho de churrasco, é dentro de garrafas pet. Corte a garrafa na parte superior, coloque os objetos dentro, e depois feche-a com fita adesiva.
Se você não tiver garrafas pet vazias em casa, embrulhe os cacos em várias camadas de jornal, e coloque em um saco plástico bem fechado e escreva “CUIDADO VIDRO” em um local bem visível da sacola antes de descartá-la.

Para o uso e descarte profissional de materiais deste tipo, os estabelecimentos geradores do resíduo são responsáveis pela destinação correta do mesmo, tendo caixas descarpack para armazenamento temporário e consequentemente disposição final ambientalmente correta conforme legislação vigente.