21 OUT 2021
Aparecida do Taboado vai receber Carreta do Hospital de Amor no próximo mês. Inscrições começam hoje
Projetada para realizar ações itinerantes de prevenção em saúde para as mulheres, a carreta do Hospital de Amor estará em Aparecida do Taboado de 8 a 12 de novembro e as inscrições têm início nesta quinta-feira (21). A estrutura, que conta com consultório climatizado e equipado para realização de exames de preventivo e mamografia, atenderá cerca de 400 mulheres.

As inscrições seguirão até o dia 4 de novembro e serão realizadas nas ESFs. É obrigatória a apresentação do Xerox dos documentos pessoais, como RG, CPF e Cartão do SUS, bem como do comprovante de residência. O horário de funcionamento das unidades de saúde é das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Serão realizados 206 exames de preventivo (Papanicolau) em mulheres com idade entre 25 a 64 anos. É necessário ainda que o último exame realizado tenha 1 ano completo ou mais; não ter relações sexuais pelo menos 2 dias antes do exame; não estar gestante; não usa pomadas ginecológicas pelos menos 2 dias antes do exame e não estar menstruada.

Já os exames de mamografia vão atender 194 mulheres com idade entre 40 e 69 anos. Importante destacar que dos 40 aos 49 anos este tipo de exame é realizado anualmente e dos 50 aos 69 anos deve ser realizado a cada 2 anos. É necessário não estar grávida nem amamentando; não ter realizado exame em um período menor que 1 ano em outra instituição; e não usar hidratantes ou talcos antes do exame. Mulheres que já trataram de câncer de mama não podem realizar mamografia na carreta.

Após a coleta, os exames são enviados para análise e, posteriormente, devolvidos para a Secretaria Municipal de Saúde.

A presença da carreta em Aparecida do Taboado é também uma parceria com o Grupo Bom Samaritano, que através do coordenador Gustavo Carvalho empenhou esforços para esta ação, que faz parte da campanha Outubro Rosa, preparada pelo Governo Municipal por meio da Secretaria de Saúde.

O prefeito José Natan destacou que esta ação oportuniza a realização de exames importantes na prevenção de doenças graves sem grandes deslocamentos para as mulheres, principalmente neste momento de pandemia do coronavírus. “Essa carreta aqui será de grande importância porque estaremos oferecendo saúde preventiva para as mulheres. Só temos a agradecer ao Hospital de Amor por mais esta ação conjunta de prevenção e cuidado, disse ele.

Carreta (1)

Hospital de Amor

O Hospital de Amor é mantido sem fins lucrativos por meio de doações. A instituição de saúde filantrópica brasileira é especializada no tratamento e prevenção de câncer com sede em Barretos, São Paulo, e hoje é referência na América Latina no tratamento contra o câncer.

Conhecido como Hospital do Câncer de Barretos, em novembro de 2017 a instituição assumiu como nome o apelido pelo qual já era conhecido entre seus pacientes, familiares, médicos e parceiros, passando a se chamar "Hospital de Amor".

A entidade busca a excelência no atendimento médico hospitalar através de ações humanizadoras, constante aperfeiçoamento técnico e profissional, e divulgação científica do ensino e pesquisa, o que permite absorver a crescente demanda e realizar o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.