01 JUN 2021
Secretaria de Saúde presta contas do 1º quadrimestre em audiência pública
Setor realizou mais de 12 mil consultas na atenção básica e entregou quase 675 mil medicamentos, somando mais de R$ 8,2 milhões já investidos

A Prefeitura Municipal de Aparecida do Taboado, através da Secretaria de Saúde, realizou audiência pública no dia 27 de maio para prestação de contas do 1º quadrimestre do setor de Saúde. A medida cumpre determinação prevista na Lei Complementar 141/2012, que traz em seu Art. 36: “O gestor do Sistema Único de Saúde, em cada ente da Federação elaborará Relatório detalhado referente ao quadrimestre anterior”.

Com isso, foram apresentados o montante e a fonte dos recursos aplicados no período; auditorias realizadas ou em fase de execução no período, e suas recomendações e determinações; bem como a oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada, cotejando esses dados com os indicadores de saúde da população em seu âmbito de atuação.

A audiência foi ministrada pela secretária de Saúde, enfermeira Daiane Pupin, que esmiuçou o trabalhou prestado pela pasta nos primeiros 4 meses do ano. Segundo dados apresentados pela gestora, na atenção básica foram realizadas mais de 12.000 consultas médicas neste período, incluindo de nível superior, pré-natal e preventivo; além de 11.559 procedimentos e quase 31.000 visitas domiciliares.

Já a UBS Manoel Rodrigues da Silva contabilizou 16.292 procedimentos, entre exames laboratoriais, aferição PA, consultas médicas, administração de medicamentos e exames rápidos para a Covid-19.

Em apoio às Estratégias de Saúde da Família, a Prefeitura oferece 8 especialidades médicas na rede pública de Saúde em Aparecida do Taboado, que juntas somaram 2.010 consultas realizadas no período, incluindo oftalmologia, ginecologia, cardiologia, psiquiatria, ortopedia, pediatria, neurologia e dermatologia. Já os exames de média e alta complexidade totalizaram 2.970 realizações.

No âmbito da odontologia, foram realizados 3.954 procedimentos em saúde bucal nas ESFs mais 1.011 no Centro de Especialidades Odontológicas - CEO ‘Dr. Leozorio Rodrigues de Almeida Neto’.

O CAPS – Tião Lapa registrou 2.642 atendimentos, entre acolhimentos, consultas médicas (psiquiatria), atendimentos domiciliares, terapia, consulta de psicologia, entre outros.

Na Assistência Farmacêutica, o Município voltou a registrar números altos, com a entrega de 674.431 medicamentos pactuados; 6.664 não pactuados; 34.619 medicamentos do componente especializado; 15.395 fraldas geriátricas; 3.917 medicamentos de ação judicial e 926 suplementos alimentares.

A Vigilância em Saúde também apresentou números que chamam a atenção. Na Vigilância Sanitária foram registradas 5 interdições; 225 emissões de licença sanitária; 3 participações em incineração de drogas; 115 denúncias com apuração; 98 ações de fiscalização ao decreto relacionado à pandemia; 20 exames de Leishmaniose e 10 processos de eutanásia. Já no Controle de Vetores foram contabilizadas 19.091 visitas em imóveis e 136 visitas em pontos estratégicos, com 1.87% de índice de infestação do Aedes Aegypti e 0,36% de infestação Aedes Albopictus 0,36 (%); registrando 639 casos notificados de Dengue com 76 casos confirmados (tipo 1 e 2) e 1 óbito. Com isso, foram tratados 348 quarteirões com bloqueio e 748 com LECO (UBV). Vale destacar ainda que 24 toneladas de pneus foram recolhidas para reciclagem através do Ecoponto.

O setor de transporte fechou o quadrimestre com 711 viagens realizadas e 1.910 pacientes transportados para Campo Grande, Paranaíba, Barretos, Jales, Três Lagoas e outras cidades.

No total, foram contabilizados R$ 8.658.676,42 (Oito milhões, seiscentos e cinquenta e oito mil, seiscentos e setenta e seis reais e quarenta e dois centavos) de despesa efetivamente liquidada, dos quais R$ 8.200.204,64 (Oito milhões, duzentos mil, duzentos e quatro reais e sessenta e quatro centavos) são despesas efetivamente pagas, sendo R$ 2.617.280,30 (Dois milhões, seiscentos e dezessete mil, duzentos e oitenta reais e trinta centavos) provenientes de recurso vinculado (Estado e União) e R$ 5.582.960,34 (Cinco milhões, quinhentos e oitenta e dois reais, novecentos e sessenta reais e trinta e quatro centavos) de recursos próprios do Município.

FESAT

O que também chamou a atenção durante a prestação de contas foram os atendimentos realizados pela Fundação Estatal de Saúde – FESAT. Nos primeiros 4 meses do ano, o hospital registrou 615 internações e 7.880 procedimentos, como atendimento de urgência, consulta atenção especializada, ultrassom, eletrocardiograma e administração de medicamentos. Também foram realizados 122 partos, entre cesarianas (84) e partos normais (38); 130 cirurgias (eletivas gerais, ortopédicas e pequenas cirurgias), e 104 viagens para transporte de pacientes em estado crítico.

Autor: Camila Helem - Diretoria de Comunicação
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024