03 OUT 2023
SAÚDE
Em audiência pública secretaria de Saúde presta contas do segundo quadrimestre de 2023
A Prefeitura Municipal de Aparecida do Taboado, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no plenário da Câmara Municipal nesta terça-feira, dia 3 de outubro, audiência pública para prestação de contas do 2º quadrimestre do setor de Saúde referente ao ano de 2023. A medida cumpre determinação prevista na Lei Complementar 141/2012, que traz em seu Art. 36: “O gestor do Sistema Único de Saúde, em cada ente da Federação, elaborará relatório detalhado referente ao quadrimestre anterior”.

A audiência foi ministrada pela secretária de Saúde, enfermeira Daiane de Souza Pupin, que detalhou o trabalho prestado pela pasta nos meses de maio, junho, julho e agosto de 2023.

Segundo dados apresentados pela gestora, nas ESF’s – Estratégias de Saúde da Família estão cadastradas 9.405 famílias. Pelos agentes de saúde foram realizadas 57.593 visitas domiciliares no último quadrimestre. A secretária informou também que já está sendo concluída a reforma e ampliação da ESF Jardim das Flores, para aumentar o atendimento a moradores de outros bairros da cidade.

A UBS Manoel Rodrigues da Silva (Postão) contabilizou 19.539 procedimentos, entre exames laboratoriais, mamografia, acolhimento, Raio-X, eletrocardiograma e ultrassom.

Em apoio às Estratégias de Saúde da Família, a Prefeitura continua oferecendo 12 especialidades médicas na rede pública de saúde em Aparecida do Taboado, que juntas somaram 4.626 consultas realizadas no período, incluindo oftalmologia, ginecologia/obstetrícia, cardiologia, psiquiatria, ortopedia, pediatria, neurologia, neuropediatria, urologia, gastroenterologia, ultrassonografia e dermatologia. Os exames de média e alta complexidade totalizaram 4.790 realizações.

Quanto ao CEDIT, foram realizadas 1.124 consultas com Psicólogo, 2.228 com Nutricionista, 1.726 com Fonoaudiólogo, 77 testes de orelhinha e 7.685 com quatro Fisioterapeutas, totalizando 12.850 atendimentos.

Na área da odontologia, foram realizados 5.932 procedimentos em saúde bucal nas ESFs, mais 1.716 no Centro de Especialidades Odontológicas - CEO ‘Dr. Leozório Rodrigues de Almeida Neto’. Destacando a volta da realização de bochechos de flúor nas escolas do município.

O CAPS – Tião Lapa registrou 13.846 atendimentos, entre acolhimentos, consultas médicas (psiquiatria), atendimentos domiciliares, oficina terapêutica, prática corporal, consultas médicas, entre outros.

Na Assistência Farmacêutica, o Município voltou a registrar números altos, com a entrega de 723.923 medicamentos pactuados; 203.669 não pactuados; 39.637 medicamentos do componente especializado; 13.133 fraldas geriátricas; 4.511 medicamentos de ação judicial e 591 suplementos alimentares. Um destaque para a assistência farmacêutica, está sendo o atendimento por parte da Assistente Social Ana Paula, que no trimestre realizou 111 visitas, fazendo o equilíbrio nos atendimentos às famílias.

A Vigilância em Saúde também apresentou números que chamam a atenção. Foram registradas 216 fiscalizações de rotina; 117 emissões de licença sanitária; 160 castrações de cães e gatos machos; 80 castrações em animais fêmeas; 57 denúncias com apuração; 130 exames de Leishmaniose e 80 processos de eutanásia.

Já no Controle de Vetores foram contabilizadas 14.425 visitas em imóveis e 88 visitas em pontos estratégicos, com 0,6% de índice de infestação do Aedes Aegypti e 0,1% de infestação Aedes Albopictus; registrando 30 casos notificados. Com isso, foram tratados 5 quarteirões com bloqueio. Vale destacar ainda que 24 toneladas de pneus foram recolhidas para reciclagem através do Ecoponto.

A secretaria de Saúde realizou neste quadrimestre diversas entregas e empréstimos, entres eles: entrega de 280 cilindros de oxigênio domiciliar, 27 empréstimos de fluxometros, 13 empréstimos de cadeiras de rodas, 10 empréstimos de cadeiras de banho, 5 empréstimos de cama hospitalar e 35 fornecimentos de óculos de grau.

O setor de transporte fechou o quadrimestre com 942 viagens realizadas e 4.287 pacientes transportados para Campo Grande, Paranaíba, Barretos, Jales, Rio Preto, Três Lagoas e outras cidades. A secretária anunciou que através de emenda impositiva, brevemente a saúde receberá mais dois veículos (van) para o transporte de pacientes.

FESAT - O que também chamou a atenção durante a prestação de contas foram os atendimentos realizados pela Fundação Estatal de Saúde – FESAT. Nos meses de maio, junho, julho e agosto, o hospital registrou 706 internações, 17.858 atendimentos no Pronto Socorro, 396 ultrassons, 681 tomografias e 3.167 raio-X. Também foram realizados 121 partos, entre cesarianas (101) e partos normais (20); 244 cirurgias (eletivas gerais, urgência, emergência e pequenas cirurgias. O transporte de pacientes críticos para Campo Grande, Três Lagoas e Paranaíba, foi no total de 28.

Finalizando a audiência o secretário de Fazenda e Planejamento Juner Cesar Pereira da Costa, apresentou os dados financeiros do setor de Saúde no segundo quadrimestre (maio a agosto de 2023).

PRESENCIARAM A AUDIÊNCIA – os secretários de Saúde Daiane Pupin e de Fazenda e Planejamento Juner Cesar, além de dezenas de servidores da pasta da Saúde.
Fonte: Fotos Anamélia Rosa - DICOM
Autor: Diretoria de Comunicação