05 SET 2023
SAÚDE
No Setembro Amarelo, Saúde promoverá campanha “Empatia e resiliência no cuidado ao próximo“
No período de 01 a 15 de setembro está ocorrendo bate papo com profissionais de saúde da atenção básica sobre a campanha “empatia e resiliência no cuidado ao próximo”, em alusão ao Setembro Amarelo.

A programação iniciou dia 01/09, na ESF Barbosa às 13h; depois dia 05/09 – ESF São Jerônimo às 7h; dia 06/09, na ESF Vila Pereira às 7h; também dia 06/09, acontecerá um adesivaço ao final da tarde no semáforo; já dia 11/09 na ESF Central, às 13h; dia 14/09, na ESF Jardim do Lago, às 7h; também no dia 14/09, haverá uma reunião mensal de profissionais Atenção Básica, às 9h30; e dia 15/09, o bate papo será na ESF Jardim das Flores, a partir das 7h.

As ações desse ano estão visando o melhor cuidado e atendimento à população, que vem cada vez mais sofrendo psiquicamente, na intenção de poder expandir o auxílio reduzindo danos.

A campanha Setembro Amarelo surgiu nos Estados Unidos, em 1994, quando a família de um jovem suicida distribuiu, em seu velório, cartões amarrados em fitas amarelas com frases de apoio para pessoas que estivessem enfrentando problemas emocionais. O amarelo fazia alusão à cor de um carro que o jovem tinha.

"Precisamos orientar e conscientizar, e na primeira quinzena de setembro estaremos concentrando os nossos esforços na prevenção”, afirma a secretária de Saúde Daiane Pupin. “A morte por suicídio é uma emergência médica e pode ser evitada com o tratamento adequado do transtorno mental”.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024