26 MAI 2023
Qualidade da merenda escolar é compromisso com os estudantes em Aparecida do Taboado
O Governo Municipal tem priorizado a qualidade da merenda escolar desde os primeiros dias de gestão. Em Aparecida do Taboado, são colocadas pouco mais de 5 toneladas, todos os meses, na mesa de todas as unidades escolares do Município, atendendo os mais de 3,2 mil alunos da rede.

E a Secretaria de Educação tem sido criteriosa na escolha e preparação dos alimentos. Tudo é coordenado de perto por uma nutricionista, que prepara o cardápio das unidades para fornecer uma alimentação saudável e adequada de acordo com a faixa etária dos alunos e o estado de saúde deles, pois aqueles que precisam de atenção especial, como os alérgicos à proteína do leite, do ovo ou intolerância à lactose, têm um cardápio diferenciado conforme a necessidade.

De acordo com Josely Ferreira Garcia, nutricionista responsável pela elaboração do cardápio nas escolas, o município de Aparecida do Taboado segue à risca a Resolução do FNDE nº 6, de 8 de maio de 2020, que determina que o cardápio deve ser variado, com frutas, verduras e legumes, e que as fontes de ferro hemme, que é melhor absorvido pelo organismo, devem ser servidas pelo menos 4 vezes por semana. “E os alimentos que são fonte deste mineral são as carnes. Então no nosso cardápio, as carnes estão presentes todos os dias da semana”, garantiu.

E também existem alimentos que não podem estar presentes no cardápio como, por exemplo, açúcar, gelatina, salsicha e ultraprocessados para menores de 3 anos. “Tanto nas escolas, quanto nas creches nós atendemos todas essas determinações”, frisou a nutricionista.

A secretária de Educação, Ana Rita Paião Oliveira, ainda explicou que as refeições são sempre preparadas nos locais onde são servidas para diminuir o risco de contaminação. “Nós temos profissionais treinados e capacitados nas cozinhas das nossas escolas e cuidamos de perto para que tudo seja preparado dentro das normas de higiene exigidas para que nossas crianças tenham uma merenda de qualidade desde a escolha até a preparação dos alimentos. Tudo é feito com muito amor e responsabilidade”, disse a secretária.

Fonte: Foto: DICOM
Autor: Camila Helem de Jesus - Diretoria de Comunicação