26 MAI 2023
Dia Mundial sem Tabaco terá palestra e orientações em Aparecida do Taboado
No dia 31 de maio, quando é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco, alunos da Escola Estadual “Frei Vital de Garibaldi” receberão profissionais da Secretaria Municipal de Saúde para uma palestra sobre o assunto.

Entre os palestrantes estão o psicólogo Thiago Kebleris, a nutricionista Vanessa Nogueira e o diretor do CEO, dentista Fernando Xavier Ajala Recalde.

O Dia Mundial sem Tabaco foi criado em 31 de maio de 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

Anualmente, no Dia Mundial sem Tabaco, o Instituto Nacional de Câncer - INCA promove e articula uma grande comemoração nacional sobre o tema com as secretarias estaduais e municipais de saúde e de educação em todos os Estados e Distrito Federal e com outros setores do Ministério da Saúde e do governo federal que integram a Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro da OMS para o Controle do Tabaco (CQCT/OMS).

O tabagismo é uma doença causada pela dependência química da nicotina. Oferecer tratamento aos que desejam parar de fumar é uma importante estratégia de controle do tabagismo. A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar assim como a capacidade pulmonar, deixando a pessoa menos vulnerável a inúmeras doenças respiratórias.

Ao parar de fumar os benefícios à saúde são quase imediatos, conforme demonstrado a seguir:

- Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.
- Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.
- Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.
- Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.
- Após 2 dias, o olfato já percebe melhor o cheiro e o paladar, já degusta melhor a comida.
- Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.
- Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.
- Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

Autor: Camila Helem de Jesus - Diretoria de Comunicação