20 OUT 2022
Controladoria do Município realiza inspeção de frota por amostragem
Servidores da Controladoria Geral do Município de Aparecida do Taboado esteve em campo no dia 18 de outubro para a realização da inspeção nº 85/2022 em veículos da Prefeitura Municipal.

Tendo como objetivo analisar quais são as empresas que mais fornecem peças e serviços para manutenção dos veículos do Município, visando também analisar se está sendo obedecido o princípio da isonomia, ou seja, se está sendo oferecida ampla concorrência para obtenção dos orçamentos dos fornecedores por meio do sistema da empresa GTF.

Além disso, a vistoria também serviu para verificar se está sendo obedecido o princípio da economicidade, tendo em vista que, se porventura não houver ampla concorrência, pode-se estar deixando de se obter o melhor preço.

Com a inspeção, o Controlador Geral do Município, Weliton Marques, e o servidor da pasta Jorge Fernando Torres averiguaram que o maior gasto nos últimos 12 meses foi com a manutenção de pneus, sendo verificado por amostragem os 10 veículos que mais gastaram.

“Essa inspeção está entre as mais de 110 realizadas pela atual Administração, abordando diversos temas relacionados à atividade pública, fazendo parte do trabalho da Controladoria, que é manter o controle permanente sobre as atividades do Município”, explicou Weliton.

O Diretor de Frotas, Horacides Martins Junior, justificou o gasto declarando que o prefeito José Natan, ao assumir o mandato, verificou que algumas manutenções preventivas e corretivas não estavam sendo realizadas pela Administração anterior por motivos dos procedimentos licitatórios.

No decorrer da atual gestão, o Município aderiu a uma ata de registo de preços de cartões de manutenção por conta da dificuldade de realizar procedimentos licitatórios.

Ao assumir a Diretoria de Frotas, Junior declarou que deu prioridade para as manutenções em atraso “e uma delas foi justamente a troca de pneus, tendo em vista que a maioria dos maquinários (caminhões) estavam com pneus ressecados, rachados e abaixo da marca de segurança. E como pneus carecas geram multas de trânsito, bem como coloca a vida do servidor (motorista) e dos passageiros em perigo, foi dada prioridade para a troca dos mesmos, sempre dando total transparência do serviço público”, finalizou o Diretor.
Fonte: Fotos DICOM
Autor: Camila Helem de Jesus - Diretoria de Comunicação