10 JUN 2022
Declaração de Salamanca é lembrada nas Unidades Escolares do município comemorando a Inclusão na Educação
Tratando sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais, a Declaração de Salamanca, que é comemorada entre 7 e 10 de junho, é considerada um dos principais documentos mundiais que visam a inclusão social, sendo o resultado de uma tendência mundial que consolidou a educação inclusiva. O documento comemora 28 anos tornando-se um marco da Educação Inclusiva.

Todas as Unidades Escolares Municipais de Aparecida do Taboado, estiveram trabalhando esse assunto durante toda a semana, oportunidade em que diversas atividades foram realizadas, garantindo a inclusão de todas as crianças com necessidades educacionais especiais.

O documento elaborado na Conferência Mundial sobre Educação Especial, em Salamanca, na Espanha, em 1994, com o objetivo de fornecer diretrizes básicas para a formulação e reforma de políticas e sistemas educacionais de acordo com o movimento de inclusão social, é considerado inovador porque, conforme diz seu próprio texto, a declaração “…proporcionou uma oportunidade única de colocação da educação especial dentro da estrutura de “educação para todos” firmada em 1990 (…) promovendo uma plataforma que afirma o princípio e a discussão da prática de garantia da inclusão das crianças com necessidades educacionais especiais nestas iniciativas e a tomada de seus lugares de direito numa sociedade de aprendizagem”, disse a Coordenadora da Educação Especial Jaqueline.

A Declaração de Salamanca ampliou o conceito de necessidades educacionais especiais, incluindo todas as crianças que não estejam conseguindo se beneficiar com a escola, seja por que motivo for. Assim, a ideia de “necessidades educacionais especiais” passou a incluir, além das crianças com deficiências, aquelas que estejam experimentando dificuldades temporárias ou permanentes na escola, as que estejam repetindo continuamente os anos escolares, as que sejam forçadas a trabalhar, as que vivem nas ruas, as que moram distantes de quaisquer escolas, as que vivem em condições de extrema pobreza ou que sejam desnutridas, as que sejam vítimas de guerra ou conflitos armados, as que sofrem de abusos contínuos físicos, emocionais e sexuais, ou as que simplesmente estão fora da escola, por qualquer motivo que seja.

O trabalho realizado nas unidade escolares, foi uma iniciativa da Gestão do prefeito José Natan promovendo o progresso da Educação Especial Inclusiva no Ensino Regular. A Secretária de Educação Ana Rita e a Coordenadora da Educação Especial Jaqueline agradecem o empenho de todas as Unidades Escolares em realizar  as atividades inclusivas com os alunos na Semana que Comemora a Declaração de Salamanca.