24 NOV 2021
Município adere ao programa ‘Nascer Bem’ e recebe moderno aparelho de ultrassom para atendimento de gestantes
O prefeito de Aparecida do Taboado, José Natan de Paula Dias, e a secretária de Saúde, Daiane Pupin, participaram na última sexta-feira (19), em Campo Grande, do lançamento do projeto "Bem Nascer Mato Grosso do Sul", que vai trabalhar para reduzir a mortalidade materna e infantil no Estado.

Só neste ano, conforme o Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), 45 óbitos maternos foram registrados no Estado. Já a taxa de mortalidade infantil está em 11,02 por 1.000 nascidos vivos.

Estruturado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), o programa tem adesão dos 79 municípios sul-mato-grossenses, que vão intensificar as consultas do pré-natal, fazer a estratificação de risco gestacional e manter acompanhamento diferenciado da gestante de alto risco, em especial, às obesas e hipertensas.

A cerimônia de lançamento foi realizada no auditório da Governadoria, com a participação do governador Reinaldo Azambuja; da Madrinha do ‘Bem Nascer MS’, a primeira-dama do Estado, dona Fátima Azambuja; do secretário da SES, Geraldo Resende, da adjunta da secretaria, Christinne Maymone; do presidente da Assomasul, Valdir Couto Junior; prefeitos e secretários municipais de Saúde.

O prefeito José Natan comemorou o lançamento do projeto e afirmou que parcerias como estas fortalecem a Saúde no Estado. “É mais uma conquista da nossa Saúde em parceria com o Governo do Estado. Com este aparelho, vamos poder oferecer um atendimento com maior precisão e agilidade, ofertando ainda mais qualidade de Saúde para as nossas futuras mamães e bebês”, comentou ele sobre a entrega de um aparelho de ultrassonografia portátil para Aparecida do Taboado.

‘Bem Nascer MS’

O Projeto ‘Bem Nascer MS’ vem apoiar a assistência quanto a qualidade dos serviços de saúde que por muitas vezes, não tem tido potência suficiente para evitar mortes evitáveis tanto materna quanto infantil. Por isso, segundo o Governo, o projeto será a pedra fundamental para a estruturação dos serviços de saúde, qualificação de profissionais, além do aperfeiçoamento e atualização de toda a rede materno-infantil em Mato Grosso do Sul.

Além da Atenção Primária, o ‘Bem Nascer MS’, quer oferecer melhorias no atendimento especializado como no suporte avançado em Obstetrícia; suporte avançado em Pediatria; qualificação do transporte Sanitário; além de lives e webs conferências periódicas. Há ainda a realização do monitoramento e avaliação por meio da Integração com a Vigilância Epidemiológica e o monitoramento e avaliação de indicadores, bem como a contratualização e sistema de avaliação de indicadores.

Todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul aderiram ao "Bem Nascer MS" e 75 deles foram contemplados com a entrega de aparelhos de ultrassons. Além de receber equipamentos para intensificar as consultas do pré-natal e fazer acompanhamento diferenciado grávidas de alto risco, os municípios receberão incentivos financeiros para custeio das atividades dentro do programa, que tem caráter permanente. O programa ‘Bem Nascer MS’ conta com investimentos de mais de R$ 14 milhões na estruturação da rede de atendimento materno-infantil no Estado. (Informações Governo MS)

Autor: Camila Helem - Diretoria de Comunicação
Local: Aparecida do Taboado-MS