29 OUT 2021
Casa do Trabalhador já inseriu 482 profissionais no mercado de trabalho este ano
A Casa do Trabalhador não tem brincado em serviço. Só este ano, até outubro, já foram registrados 9.094 atendimentos no local referente à intermediação de mão de obra (IMO) e entrada no seguro desemprego. O número já é 8,2% maior que o total registrado em 2020 (8.357) e ainda faltam dois meses para encerrar o ano.

Carro chefe da Casa do Trabalhador, a intermediação de mão de obra (IMO), que consiste na oferta de vagas de trabalho e encaminhamento de trabalhadores para as respectivas vagas, contribuiu para a inserção ou recolocação de centenas de profissionais aparecidenses no mercado de trabalho. Das 569 vagas oferecidas, 482 foram preenchidas.

Analisando os números da IMO, constatou-se que, em média, a Casa do Trabalhador tem oferecido 1,3 vaga para cada dia do ano e no que concerne ao número de trabalhadores inseridos no mercado de trabalho formal até agora (482), chegou-se a média de 48,2 colocações por mês, o que dá quase 2 trabalhadores por dia inseridos no mercado formal de trabalho em Aparecida do Taboado por meio da Casa do Trabalhador.

Em relação ao seguro desemprego, até outubro, 790 trabalhadores requereram o benefício através da Casa do Trabalhador. Já em relação à solicitação de Carteiras de Trabalho, muitas pessoas buscaram por este tipo de atendimento. No entanto, a emissão da Carteira de Trabalho física (papel) foi suspensa. É preciso baixar o aplicativo ‘Carteira de Trabalho Digital’ usando gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple e no Play Store do Android) ou acessar via Web, por meio do link https://servicos.mte.gov.br/. Em caso de dúvidas ligue 135.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fátimo Dias, os números são bastante positivos devido ao bom desempenho da equipe, que tem focado principalmente na oferta de vagas e recolocação de trabalhadores no mercado de trabalho como forma de reagir aos efeitos da pandemia.

De acordo com gestora da Casa do Trabalhador, Tayná Moraes Vieira Monteiro, a captação de vagas na indústria e comércio foi intensificada e até agora a Casa do Trabalhador já conta com a parceria de 42 empresas neste processo, “e nós vamos buscar ampliar ainda mais este número de parceiros para que possamos disponibilizar maior número de vagas e, consequentemente, postos de trabalho”, disse ela.

O secretário Fátimo ainda colocou outro ponto importante: a qualificação de trabalhadores. Nesse intuito, segundo ele, o Poder Executivo, por meio do prefeito José Natan, uniu esforços com o Sesi/Senai e vai disponibilizar 4 cursos técnicos gratuitos para capacitação da mão de obra local. As inscrições começarão em breve. Ele ainda informou que outras parcerias deverão surgir para anteder outras áreas também.

VEJA VAGAS DISPONÍVEIS PARA HOJE CLICANDO AQUI.

Autor: Camila Helem - Diretoria de Comunicação