26 OUT 2021
Prefeitura de Aparecida do Taboado publica editais referentes à Lei Aldir Blanc e inscrições vão até 8 de novembro
A Prefeitura Municipal de Aparecida do Taboado, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, por meio da Diretoria de Cultura, publicou nesta terça-feira (26) três editais de chamamento público que vão beneficiar artistas e espaços culturais de diversos seguimentos, com investimento total de R$ 205,8 mil provenientes de recurso federal através da Lei Aldir Blanc.

Os interessados em concorrer ao benefício podem ter acesso ao regulamento e anexos presentes nos editais no site da Prefeitura, na aba Aldir Blanc (parte superior do site), e devem estar atentos aos requisitos para realização da inscrição, cujos períodos variam de acordo com cada edital.

Para facilitar a inscrição, os editais levam nomes das categorias às quais se referem. Por exemplo, o Edital de Chamamento nº 01/2021 é denominado “Feira Musical Cultural” e vai selecionar 18 artistas musicais para apresentações na Feira do Produtor entre novembro e dezembro deste ano. As inscrições vão até dia 5 de novembro, com resultado final divulgado no dia 16. Serão 4 categorias nesta fase, com pagamentos que vão de R$ 1,5 mil a R$ 4 mil.

Já o Edital de Chamamento nº 02/2021, intitulado “Festival Viva Arte”, vai selecionar 17 projetos culturais, onde os artistas inscritos poderão optar entre 7 linguagens culturais diferentes, como artes cênicas, visuais, artesanato, cultura popular, entre outras. Ao todo, serão investidos R$ 68 mil neste edital e as  inscrições vão até 8 de novembro. O resultado final com os selecionados será publicado no dia 18 do próximo mês.

Por fim, o Edital de Chamamento nº 03/2021, que leva o nome “Festival Viva os Espaços Culturais”, voltado exclusivamente para espaços culturais, e que vai contemplar até 7 projetos. Os interessados deverão inscrever seus projetos até 8 de novembro e deverão optar entre 8 linguagens culturais diferentes, entre elas artes cênicas e dança (teatro, dança, circo, etc); artes visuais (plásticas, gráficas e fotografia); artesanato (peças e objetos manufaturados); audiovisual (filmes cinematográficos ou videográficos); cultura popular; literatura, livro, leitura e biblioteca; patrimônio cultural e música (realização de festivais, mostras, feiras e semanas de música; produção de CD, EP e vídeo clipe, entre outras).

O último edital terá investimento total de R$ 65,8 mil com pagamentos que variam entre R$ 3,2 mil a R$ 9,4 mil. O resultado final será divulgado no dia 18 de novembro.

O prefeito José Natan usou as redes sociais na noite desta quinta-feira (25) para comemorar a assinatura dos editais. “Para quem falou que o dinheiro da lei Aldir Blanc estava perdido, acabo de assinar hoje o edital que será publicado amanhã para chamamentos públicos de mais de 200 mil reais para artistas e espaços culturais! Graças a competência de nosso técnico da Diretoria de Cultura, @advogadotenorio [Pedro Tenório], conseguimos recuperar essa verba federal que será dedicada única e exclusivamente em nossa cidade para a Cultura”, escreveu ele.

Os Editais foram publicados na edição desta sexta-feira, dia 26 de outubro, do Diário Oficial dos Municípios, nas páginas 14 a 46. Os interessados podem acessar aos editais e documentos necessários à inscrição no site www.aparecidadotaboado.ms.gov.br ou através do link: https://www.aparecidadotaboado.ms.gov.br/editais/.