13 OUT 2021
Com baixa taxa de ocupação, Aparecida do Taboado vai desabilitar 5 leitos de UTI-COVID na Fesat
Aparecida do Taboado desabilitou essa semana 5 leitos UTI que foram montados para atender de forma exclusiva pacientes acometidos pela Covid-19. A decisão é do Ministério da Saúde, que custeia a manutenção dos leitos, com aval do Governo do Estado.

A baixa taxa de ocupação registrada nas últimas semanas provocou a desativação de metade dos leitos. Dos 10 que estavam habilitados, 5 foram desativados.

Conforme explicou a diretora do hospital, Mara Nilza Adriano, Aparecida do Taboado cumpriu seu papel frente à pandemia, se tornou referência em atendimento no Estado e agora encerra mais um ciclo com a sensação de dever cumprido. Ela ressaltou que dos mais de 200 pacientes que passaram pela ala UTI em Aparecida do Taboado, mais de 71% retornaram aos seus lares e familiares recuperados, “nós tivemos um dos índices mais baixos de mortalidade por Covid do Estado. Isso, muitas vezes, graças à nossa estrutura e ao desempenho dos nossos profissionais”, conta ela.

Atualmente, a taxa de ocupação nos leitos UTI é de 20%, sendo um paciente aguardando resultado de exame para Covid-19 e outro cuja doença foi descartada nesta manhã.

Segundo a secretária Daiane Pupin, a Administração agora vai passar a concentrar esforços nos próximos desafios do hospital, que é a instalação da agência transfusional, do aparelho de endoscopia e a retomada das cirurgias eletivas.

BOLETINS

Conforme a Secretaria de Saúde, nos últimos 43 dias Aparecida do Taboado registrou 9 casos doença, apenas 1 internação e nenhum óbito. De acordo com o último boletim atualizado na quinta-feira (7), o Município tem 3.646 casos confirmados de Covid-19 dos quais 3.580 já estão recuperados e 61 óbitos. Não há casos em investigação no momento.

A secretária Daiane Pupin acredita que o número de casos confirmados, internações e óbitos diminuíram drasticamente devido ao avanço na vacinação, “com mais de 107% da população adulta já vacinada com pelo menos uma dose da vacina e mais de 67% já imunizadas com as duas doses, acredito que tenhamos conseguido diminuir a circulação do vírus e contribuído para que os casos positivados não evoluam para quadros graves. Tudo isso aliado, é claro, às medidas de segurança e prevenção adotadas desde o início da pandemia”, considerou.

De acordo com o último Vacinômetro, atualizado dia 7, Aparecida do Taboado já tem 22.336 pessoas imunizadas com uma dose e 13.357 com duas doses da vacina. Além disso, 1.761 já tomaram o reforço vacinal (3ª dose), entre eles idosos e profissionais da saúde. A vacinação continua acontecendo diariamente na sede da Secretaria de Saúde e segue cronograma estabelecido pelo Plano Nacional de Imunização (PNI).

Autor: Camila Helem – Diretoria de Comunicação