26 MAR 2021
Aparecida do Taboado vai cumprir novo decreto Estadual, seguindo recomendação da PGJ e do MPMS
Prefeito José Natan recebeu representantes do comércio nesta sexta-feira

Aparecida do Taboado vai seguir o novo decreto do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, que foi publicado em edição extra do DOE (Diário Oficial do Estado) nesta quarta-feira (24), seguindo recomendação da Procuradoria-Geral de Justiça e do Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul. (Veja o decreto)

As providências foram tomadas após reunião entre a Secretaria Estadual de Saúde e Prefeitos do Estado, e foram decididas após quatro cidades entrarem em risco extremo com a contaminação do novo coronavírus, superlotação de leitos de UTI e 178 pacientes estarem na fila de espera aguardando vagas.

O novo decreto restringe o funcionamento de comércios não-essenciais de 26 de março a 4 de abril. Isso significa que atividades que não foram listadas pelo Governo do Estado não poderão funcionar no período estabelecido a partir desta sexta-feira, como academias, barbearias, serviços de estéticas, entre outras.

O decreto também proíbe a circulação de pessoas e veículos, a realização de atividades e o funcionamento de serviços e empreendimentos de segunda à sexta-feira, das 20 às 05 horas (horário MS), e aos sábados e domingos, das 16h às 05 horas (horário MS), com o chamado ‘Toque de Recolher’.

O prefeito José Natan e a secretária de Saúde, Daiane Pupin, reiteraram a preocupação com a situação econômica do município, mas frisaram que o Estado já enfrenta um colapso na Saúde com a falta de leitos e até insumos ou medicamentos, tornando necessária essa nova medida.

“Fizemos o possível para não chegarmos a esse ponto, mas o Estado vive hoje uma situação bastante crítica e nós temos que pensar em salvar e poupar vidas. Apesar de termos avançado na questão estrutural do nosso hospital, com a instalação de novos leitos, equipamentos e até a usina de oxigênio, estamos há mais de duas semanas com superlotação e tivemos dois óbitos recentes, além de estarmos registrando o aumento de casos positivos todos os dias”, relatou ele, enfatizando contar com a compreensão e o apoio da população neste momento difícil.

Comitê

Nesta quinta-feira (25), o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 realizou reunião emergencial e decidiu apoiar a decisão do Estado e Município, reforçando a necessidade de manter as medidas para conter o avanço do novo coronavírus.

Comércio

Na manhã desta sexta-feira (26), o prefeito José Natan recebeu no gabinete representantes de um grupo de comerciantes que protestavam em frente ao Paço Municipal contra o novo decreto. Sensibilizado com os fatores apresentados pela classe, que inclusive foram objeto de discussão entre ele e representantes da Assomasul na tarde anterior, José Natan agendou uma audiência online com o Ministério Público local, representado pela Dra. Jerusa Araújo Junqueira Quirino.

A promotora reforçou a importância de se fazer cumprir o decreto, principalmente para dar ‘fôlego’ à Saúde, que está colapsada em todo o Estado e entrando em situação crítica no município, com a média de 30 casos positivados por dia e a superlotação frequente dos leitos do hospital municipal.

Ela explicou que o não cumprimento das medidas apresentadas no decreto pode render não só punições administrativas, como também criminais, e pediu o apoio dos comerciantes para contribuir na conscientização e orientação da população.

O prefeito José Natan vai agora buscar uma reunião com o governador Reinaldo Azambuja para sensibilizá-lo a ouvir os anseios da categoria.

Veja as principais medidas do decreto em nossas redes sociais @prefeituradeaparecidadotaboado.

Autor: Camila Helem - Diretoria de Comunicação