01 NOV 2023
Novembro Azul, mês da saúde dos homens
O "Novembro Azul" é um movimento de conscientização que surgiu com o objetivo de chamar a atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é uma das doenças que mais afetam os homens em todo o mundo.

Em Aparecida do Taboado, assim como em diversas outras cidades do Brasil, o “Novembro Azul" é um período de mobilização e informação que busca alertar a população masculina sobre a necessidade de cuidar da saúde.

“Nossa cidade está se envolvendo nessa importante campanha anual. Durante o mês de novembro, ocorrerá a conscientização sobre o câncer de próstata e os cuidados com a saúde masculina de uma maneira geral. Diversas ações são realizadas, tais como, palestras informativas, campanhas de prevenção e exames médicos gratuitos”, comentou a secretária de Saúde Daiane Pupin.

O câncer de próstata é uma doença que pode se desenvolver de forma silenciosa, sem apresentar sintomas evidentes em suas fases iniciais. Por isso, a realização de exames preventivos, como o exame de toque retal e o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), é fundamental para a detecção precoce da doença, aumentando consideravelmente as chances de sucesso no tratamento.

Além do câncer de próstata, o Novembro Azul também aborda outros aspectos da saúde masculina, como a importância da prática regular de exercícios físicos, alimentação balanceada, controle do estresse e a prevenção de outras doenças comuns entre os homens, como a hipertensão e o diabetes.