20 OUT 2023
Em horário estendido foram coletados preventivos em todas as ESF´s
A Secretaria de Saúde de Aparecida do Taboado realizou no dia 19 de outubro a coleta de exames preventivos (Papanicolau) em horário estendido até as 20 horas em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESF's) do município.

Todas as equipes das ESFs uniram esforços para realizar um total de 83 coletas de preventivos do colo do útero em mulheres que tem dificuldade de comparecer no horário de expediente.

O câncer do colo do útero, também conhecido como câncer cervical, é uma doença que afeta a região inferior do útero, o colo uterino. Esta forma de câncer é uma das principais causas de mortalidade entre as mulheres em todo o mundo. No entanto, é importante ressaltar que ele é uma das doenças que podem ser prevenidas e tratadas com sucesso quando detectadas precocemente.

A Secretária de Saúde, Daiane Pupin, enfatizou a importância do Outubro Rosa como um movimento de destaque voltado à conscientização sobre o câncer de mama e de colo do útero. Durante todo o mês de outubro, organizações e comunidades em todo o mundo se unem para promover a conscientização, a prevenção e o diagnóstico precoce dessa doença que afeta milhões de mulheres globalmente.

A ação realizada em Aparecida do Taboado no dia 19 de outubro, terá uma segunda edição no dia 26. Os atendimentos em horário estendido são um exemplo notável de comprometimento com a saúde das mulheres da comunidade.

Fonte: Fotos DICOM