22 MAI 2023
Dia D de vacinação imuniza quase 1,2 mil pessoas em Aparecida do Taboado
Neste sábado (20), durante todo o dia, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu o Dia D de vacinação em Aparecida do Taboado, com foco na campanha contra a Influenza (gripe) e na atualização da caderneta de vacinação da população. Com isso, 1.157 pessoas passaram pelas 6 unidades de saúde, que fizeram atendimento das 8h às 16h30.

A secretária de Saúde, Daiane Pupin, explicou que a campanha foi uma estratégia do Governo Federal, através dos municípios, para minimizar a carga do vírus, reduzindo os sintomas, que também podem ser confundidos com outras doenças respiratórias como a Covid-19.

Os pontos de imunização foram os seguintes: ESF Jardim do Lago, ESF São Jerônimo, ESF Vila Pereira, ESF Central e ESF Vila Barbosa. Já as famílias cadastradas na ESF Jardim das Flores foram atendidas na Escola Municipal João Chama, onde foi montado um ponto de imunização.

Nesta campanha (Dia D) foram imunizadas 284 pessoas dos grupos prioritárias e 873 fora dos grupos prioritários, sendo vacinados jovens, adultos e idosos, a partir de 6 meses de idade, que além da vacina contra a gripe ainda puderam fazer atualização da carteira de vacinação.

“A gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Ela é provocada pelo vírus da influenza e tem grande potencial de transmissão. O vírus se propaga facilmente, levando a casos leves, mas também a casos graves, que aumentam as taxas de hospitalização e provocam a morte de pessoas mais vulneráveis à doença”, disse a secretária de Saúde Daiane Pupin, que assegurou: “a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e proteger as pessoas com maior risco de desenvolver complicações, pois ela é segura e evita casos graves e óbitos pela doença”.

A vacina influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

Autor: Camila Helem de Jesus - Diretoria de Comunicação
Local: Aparecida do Taboado-MS