17 MAI 2023
Sábado é Dia D de vacinação contra a Influenza em Aparecida do Taboado
A Secretaria Municipal de Saúde vai promover no próximo sábado, dia 20 de maio, o Dia D de vacinação contra a Influenza (Gripe) em Aparecida do Taboado, aproveitando para realizar também a atualização da caderneta de vacinação da população em geral.

Nesta data, todas as Estratégias de Saúde da Família – ESF´s estarão abertas para a imunização de crianças, adultos e idosos, a partir de 6 meses de idade.

Os pontos de imunização com atendimento à toda a população serão: ESF Jardim do Lago, ESF São Jerônimo, ESF Vila Pereira, ESF Central e ESF Vila Barbosa. Já as famílias cadastradas na ESF Jardim das Flores serão atendidas na Escola Municipal João Chama, onde será montado um ponto de imunização. Em todos os locais os atendimentos acontecerão das 8h às 16h, horário de Brasília.

A secretária Daiane Pupin ressaltou que a vacina contra a Influenza é trivalente, protegendo contra três cepas: H1N1, H3N2 e Linhagem B/Victoria. “A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início no dia 10 de abril e agora foi aberta ao público em geral, tanto no Município quanto em todo o Estado, devido ao aumento de casos de várias doenças respiratórias”, explicou ela.

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão, existindo quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. Importante destacar que o vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais (da estação do ano), sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

IMPORTANTE – Vá ao postinho de seu bairro e não esqueça de levar o cartão vacinal, o cartão do SUS ou CPF.

Autor: Camila Helem de Jesus - Diretoria de Comunicação
Local: Aparecida do Taboado-MS