Esta semana, os agentes de vetores que atuam no controle de endemias na Vigilância Sanitária estão realizando o LIRAa/LIA - Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti em Aparecida do Taboado para identificar que tipo de Aedes predomina na cidade.
O LIRAa/LIA consiste em um método simplificado para obtenção rápida de indicadores entomológico e permite conhecer a distribuição do vetor Aedes aegypti.
O Sistema LIRAa/LIA auxilia as analises entomológicas e fornece informações sobre índices Predial (% de imóveis positivos, Breteau (% de depósitos positivos) e de tipo de recipiente (tipo de depósito positivos, predominante) com vistas na otimização e direcionamento das ações de controle de vetor, facilita a delimitação de áreas de risco entomológico, permite a avaliação de metodologias de controle além de contribuir para as atividades de comunicação e mobilização por meio de ampla divulgação dos resultados dos índices para a população.
O levantamento ocorrerá até a próxima sexta-feira (13) em vários bairros da cidade, principalmente naqueles de maior incidência do mosquito.
Em 2022, Aparecida do Taboado registrou 73 casos positivos de Dengue, com uma morte - em abril - pela doença. (Fonte: SINAN Online *Dados até 06/01/2023)