01 DEZ 2022
Prefeitura de Aparecida do Taboado combate descarte irregular com serviço de coleta de volumosos
A Prefeitura de Aparecida do Taboado, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Obras e Saúde, iniciará esse mês a operação “Cata-Treco”, que visa a coleta de volumosos e grandes objetos, como camas, sofás, colchões e móveis velhos. O serviço será oferecido sem nenhum custo ao aparecidense. O lançamento da campanha ocorreu nesta quinta-feira, dia 1º, durante coletiva de imprensa com transmissão ao vivo nas redes sociais.

Além de evitar o descarte irregular, a ação visa promover a limpeza de terrenos e diminuição dos riscos à saúde pública, visto que alguns materiais de descarte podem acumular água e, consequentemente, servir como criadouro para o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Para a realização do serviço, a cidade foi dividida em 5 setores. A coleta terá início na próxima segunda-feira, dia 5 de dezembro, atendendo os setores 01 e 02.

Conforme explicou a Chefe de Meio Ambiente, Carla Magalhães, a operação ‘Cata-Treco’ não é um mutirão isolado, mas uma ação que se perpetuará durante o ano todo, com calendário de operações nos meses de março, junho, setembro e novembro, da seguinte forma: primeira semana do mês - setor atendido 01 e 02, segunda semana - setor 03, terceira semana - setor 04 e quarta semana - setor 05, sempre iniciando na segunda-feira e, se necessário, será estendido até na terça-feira.

Carla frisou que o despejo irregular (colocar o lixo na calçada fora das datas em questão) pode acarretar em multa ao infrator. Além disso, é importante destacar que o serviço de coleta não incluirá o recolhimento de resíduos da construção civil.

A secretária de Saúde, Daiane Pupin, reforçou a importância de manter limpos lotes e quintais para evitar a proliferação de animais que transmitem doenças ou cujas picadas podem até matar, como é o caso do mosquito Aedes aegypti e do escorpião.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fátimo Dias, destacou o impacto no Turismo, frisando que manter a cidade limpa contribui para aumentar a visibilidade turística e econômica do Município, atraindo turistas e investidores.

Confira a setorização e as datas de coleta na imagem abaixo:
 5597ba2b-3d03-44e6-9097-be7bcc36883b
 72f01418-c7d6-4cb8-bcc6-e615edc775c1