25 OUT 2022
SAÚDE
Saúde registra mais de 6 mil atendimentos odontológicos no segundo quadrimestre do ano
A Saúde não para de avançar em Aparecida do Taboado, em todos os setores ligados à pasta, e a Odontologia não é diferente. Somente no último quadrimestre (de maio a agosto de 2022), foram registrados 4.565 procedimentos em saúde bucal nas ESFs e mais 1.585 atendimentos no Centro de Especialidades Odontológicas - CEO ‘Dr. Leozório Rodrigues de Almeida Neto’.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, que apresentou os dados em audiência pública, os atendimentos de restauração, limpeza e extração são oferecidos nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs). Já casos de maior complexidade são encaminhados para o CEO.

“O CEO é o Centro de Referência para a realização de atendimentos mais graves, como tratamento de canal, de gengiva, cirurgias, extrações de siso e atendimento para portadores de necessidades especiais”, detalhou a secretária Daiane Pupin.

A frase “A saúde começa pela boca” não poderia ser mais verdadeira. Sendo a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio externo, nossa boca é uma das principais portas de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde. É por isso que manter uma boa higiene, bem como ir ao dentista regularmente diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais. “A prevenção é a forma mais simples e indolor de evitar problemas”, frisou a secretária.

Interessados em receber atendimento odontológico devem procurar a ESF do seu bairro e agendar consulta. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h (horário de Brasília).

PRIMEIRO QUADRIMESTRE - Na área da odontologia no primeiro quadrimestre (janeiro a abril de 2022), foram realizados 3.725 procedimentos em saúde bucal nas ESFs, mais 876 no Centro de Especialidades Odontológicas - CEO ‘Dr. Leozório Rodrigues de Almeida Neto’. Totalizando 4.601 procedimentos.
Fonte: Fotos Markos Fernando - DICOM
Autor: Camila Helem de Jesus - Diretoria de Comunicação