12 OUT 2022
Campanha Outubro Rosa com exames clínicos e preventivos
Outubro Rosa é uma campanha realizada mundialmente com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

A Secretaria Municipal de Saúde, está neste mês abordando o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames como a Coleta de Preventivo (Papanicolau) e exame clínico das mamas durante o mês inteiro, nas ESFs (Estratégias de Saúde da Família) com atendimento em horário estendido nos dias 06/10 (já foi realizado com atendimento de 62 mulheres) e ocorrerá dia 27/10, até às 20h. Já nos outros dias, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Como obrigatoriedade, as mulheres precisam levar o cartão do SUS ou CPF.

Para a Secretária de Saúde Daiane Pupim, “a data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática”, falou.

Todas as mulheres aparecidenses estão convidadas a comparecerem aos ESFs de seus bairros para passarem pelos exames preventivos e clínicos, prevenindo-se o quanto antes.

História do Outubro Rosa
O movimento teve início no ano de 1990 em um evento chamado "Corrida pela cura" que aconteceu em Nova Iorque, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.

O evento ocorria sem que houvessem instituições públicas ou privadas envolvidas. A medida em que cresceu, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos, até se espalhar para o resto do mundo.

A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.

A partir de 2008, iniciativas como essa tornaram se cada vez mais frequentes. Diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem: a prevenção é necessária.
Fonte: DCOM