17 AGO 2022
EDUCAÇÃO
Diretoria de Cultura em parceria com a Biblioteca do SESI promove palestra sobre patrimônio histórico
Em homenagem ao grande defensor da memória brasileira, Rodrigo Melo Franco de Andrade, o dia 17 de agosto, data de seu nascimento, é o Dia Nacional do Patrimônio Histórico Cultural, o primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e, também, um dos maiores responsáveis por sua criação, em 1937.

Por conta dessa data a Biblioteca do SESI de Aparecida do Taboado, em parceria com a Diretoria Municipal de Cultura convidou o Chefe de Patrimônio Histórico e Cultural, Gabriel Henrique Lima Oliveira para palestrar sobre o assunto.

As palestras ocorreram no dia 16 de agosto, as 14h no Instituto Promocional Dom Afonso Maria Fusco e no dia 17 as 8h na Escola SESI.

Quem foi Rodrigo Melo Franco de Andrade?

Advogado, jornalista e escritor, nasceu em Belo Horizonte (MG), em 17 de agosto de 1898, e foi contemporâneo de grandes nomes do cenário nacional, como Cândido Portinari, Manuel Bandeira e Mário de Andrade.

Rodrigo Melo Franco de Andrade foi redator-chefe e diretor da Revista do Brasil e, na política, chefe de gabinete de Francisco Campos, no Ministério da Educação e Saúde Pública, criado em 1930, no governo Getúlio Vargas.

Durante a gestão de Gustavo Capanema no Ministério (1934-1945), participou do grupo de artistas e intelectuais modernistas, quando se tornou o maior responsável pela consolidação jurídica do tema Patrimônio Cultural no Brasil e pela criação do Iphan em 1937, tarefa que desempenhou até 1967.

Seu legado se confunde com a trajetória da preservação do patrimônio cultural no País, a ponto de simbolizá-la. Rodrigo Melo Franco de Andrade faleceu no Rio de Janeiro, em 1969. Desde 1987, em homenagem ao seu criador, o Iphan premia as ações de proteção, divulgação e preservação do patrimônio cultural brasileiro.
Fonte: Fotos DICOM