19 ABR 2024
EDUCAÇÃO
Através do Programa Cidade Empreendedora, grupo de artesãos busca formalização com apoio do Sebrae
A Prefeitura de Aparecida do Taboado, através da Diretoria de Cultura, está iniciando mais uma parceria com o Sebrae/MS, através do Programa Cidade Empreendedora, dessa vez para levar a formalização até um grupo de artesãos do município.

A iniciativa partiu dos integrantes do grupo Artes e Delícias, que buscou o apoio da Diretoria de Cultura para regularizar a situação do grupo, formado em sua grande maioria por produtores de artesanato nos seus mais variados seguimentos.

O grupo busca tornar-se uma associação para que, de forma organizada, possa crescer e aumentar sua representatividade não só no município, mas em todo o Estado e até em âmbito nacional, saindo da informalidade e fortalecendo o artesanato local.

Para Camila Mascarenhas, que está à frente da organização, a formalização trará mais força para o grupo. “Com um CNPJ ativo nós poderemos garantir melhores condições de compra (de matéria-prima) e venda (dos nossos produtos), ampliando nossa competitividade no mercado. Além disso, com a associação formada, nós também temos mais chance de crescer enquanto grupo”, disse ela.

A primeira reunião técnica ocorreu na noite desta quarta-feira, dia 17 de abril, oportunidade em que o consultor Saulo Meneguite, que vai conduzir o grupo nesse processo de formalização, esclareceu que associação é qualquer iniciativa formal ou informal que reúne pessoas físicas ou outras sociedades jurídicas com objetivos comuns, visando a superar dificuldades e gerar benefícios para os seus associados, ou seja, é uma forma jurídica de legalizar a união de pessoas em torno de seus interesses, explicando prós e contras da formalização.

Já o consultor padrinho do Programa Cidade Empreendedora, Joacir Pitaluga, enfatizou que “o Sebrae incentiva a organização de associações, buscando meios de valorizar e escoar seus produtos por meio do acesso a um mercado justo e solidário, como forma de aumentar a geração de emprego e renda para a comunidade, garantindo assim a sustentabilidade”.

Após a reunião, já ficaram agendadas duas oficinas que ocorrerão no mês de maio e darão todo o suporte e embasamento para a formação da associação.

Além dos integrantes do grupo Artes e Delícias, também estiveram presentes a Diretora de Cultura, Camila Helem e a mobilizadora Danúbia Renda, responsáveis pela mediação dessa parceria envolvendo a Prefeitura, o Sebrae e os artesões aparecidenses.
Fonte: Fotos DICOM
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024