19 ABR 2024
EDUCAÇÃO
Semana Nacional do Livro Infantil foi celebrada com muito entusiasmo nas unidades escolares do município
As escolas e creches municipais de Aparecida do Taboado deram início, no dia 15, a uma série de celebrações em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil, que se estenderam até o dia 19 de abril.

Em comemoração à essa data especial, foram realizadas contações de histórias escritas por Monteiro Lobato e outros renomados autores ao longo de toda a semana. Essas atividades proporcionaram aos estudantes momentos de encantamento, imaginação e aprendizado.

O Dia Nacional do Livro, celebrado em 18 de abril, foi escolhido para homenagear a literatura infantil nacional por coincidir com o nascimento de Monteiro Lobato, em 1882, considerado o pai desse gênero literário no Brasil. Essa data é uma oportunidade para o país valorizar não apenas esse ilustre autor, mas também a diversidade e a riqueza da literatura infantil como um todo.

Durante toda a semana, nos períodos matutino e vespertino, as escolas municipais e creches promoveram diversas atividades com os alunos. Isso incluiu não apenas a contação de histórias por contadores caracterizados como os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, uma das obras mais emblemáticas de Monteiro Lobato, mas também apresentações teatrais, piquenique literário na Biblioteca do SESI e leitura de cordéis.

Essas celebrações despertaram o amor pela leitura e incentivaram a imaginação e a reflexão entre os jovens leitores. Além das obras de Monteiro Lobato, o público infanto-juvenil tem à disposição uma vasta gama de obras nacionais e internacionais que oferecem entretenimento e reflexão. Entre elas, destacam-se "O Meu Pé de Laranja Lima", de José Mauro de Vasconcelos; "Alice no País das Maravilhas", de Lewis Carrol; "As Aventuras de Pinóquio", de Carlo Collodi; "O Mágico de Oz", de L. Frank Baum; e "Viagem ao Centro da Terra", de Júlio Verne.

Fonte: Fotos Pablo Portolani - DICOM
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024