29 NOV 2023
EDUCAÇÃO
Diversos projetos são contemplados pela Lei Paulo Gustavo em Aparecida do Taboado
Audiência para implantação da Lei Paulo Gustavo no município
A Prefeitura de Aparecida do Taboado aderiu à Lei Paulo Gustavo abrangendo diversas áreas culturais no município. Um projeto marcante foi a gravação do DVD "Artistas de Nossa Terra", envolvendo a participação de 30 cantores do município. Esse evento memorável ocorreu no recinto da Festa do Peão, celebrando o aniversário da cidade em 28 de setembro e será lançado em breve em todas as plataformas digitais.

Outro projeto beneficiado por essa iniciativa foi a Roda de Tereré: O sabor da Nossa cidade. Realizado no Módulo Esportivo “Wilfrides Alves Martins”, contando com a participação animada da população, proporcionando momentos de música, bate-papo, histórias e vivências, além da apreciação do refrescante tereré, item importante em nossa cultura.

Esse projeto, apoiado integralmente pela Prefeitura Municipal e pela Diretoria de Cultura, foi idealizado por Priscilla Cardoso em colaboração com Wadna Salles, Paulo Soares e Juliano Garcia e contou com a presença do Chefe de Patrimônio Cultural Gabriel Lima e do Vereador Moysés Chama adicionou prestígio à ocasião.

Outro notável projeto acolhido pela Lei Paulo Gustavo foi o Projeto EP Infantil - Que instrumento é esse, desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal e a Diretoria de Cultura, sob a orientação do músico Paulo Soares em colaboração com Priscilla Cardoso e Juliano Garcia, o projeto focou na criação de três músicas infantis apresentando os instrumentos: violão, contrabaixo e cajon. Essas composições foram apresentadas às crianças nos CMEI “Adalberton Rodrigues de Almeida”, “Rosália Queiroz de Oliveira” e “Adelice Bernardes de Melo”.

Além disso, em 9 de novembro de 2023, estreou presencialmente em Aparecida do Taboado a peça teatral infantil "A Menina e o Pica-Pau", produzida pela Cia "Sou O Que Sou". Com texto da escritora sul-mato-grossense Wadna Salles, direção e figurino de Moysés Chama, e atuação das talentosas atrizes Conceição Mendonça, Priscilla Cardoso e Lua Nascimento, a peça encantou o público em duas sessões na sede do Instituto Promocional Dom Afonso Maria Fusco.

A apresentação da peça integra a contrapartida do projeto contemplado pelo Edital Municipal 001/2023 da Lei Paulo Gustavo, contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Aparecida do Taboado, da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, e da Diretoria de Cultura do município aparecidense. Na ocasião, a secretária adjunta de Educação, Maria Dalva, representou a Secretária de Educação, enquanto o Chefe de Patrimônio Histórico, Gabriel Lima, representou a Diretoria de Cultura.

A peça recebeu calorosos elogios do público, especialmente das crianças, que se entregaram ao encantador mundo da fábula encenada, interagindo efusivamente com os personagens. Além da beleza artística evidente, a trama transmitiu uma mensagem socioeducativa essencial sobre o cuidado com o meio ambiente, a necessidade da convivência respeitosa entre os seres e o zelo pelo desenvolvimento saudável na infância. O espetáculo foi um sucesso tanto de público quanto de crítica.

Ainda através da Lei Paulo Gustavo, foi oferecida no dia 26 de novembro, a Oficina de Fotografia, proporcionando aos participantes a oportunidade de explorar o modo manual de suas máquinas, incentivando o desenvolvimento de habilidades fotográficas e promovendo o acesso à cultura.

Outra realização por meio da Lei Paulo Gustavo, está sendo a Oficina de Bordado Capitonê, oferecendo uma oportunidade única para os amantes do bordado e específicos em aprender a técnica do Capitonê.

A realização vai até 01 de dezembro de 2023, na Sala de Reuniões “Eleonora Camargo de Queiroz”, na Biblioteca Municipal de Aparecida do Taboado.
Fonte: Fotos DICOM
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024