06 NOV 2023
Educação Especial recebe material de realidade virtual
Aparecida do Taboado revoluciona a Educação Especial
Na tarde de segunda-feira, 6 de novembro, um evento de grande importância teve lugar na Sala de Reuniões "Eleonora Camargo de Queiroz" em Aparecida do Taboado. Tratou-se da entrega de material de realidade virtual destinado à Educação Especial.

O material de realidade virtual será destinado à Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), localizada na Escola "Professor Jesus José de Souza", que conta com o apoio de profissionais psicopedagoga e psicóloga disponível para atender no contraturno escolar. Essa sala foi especialmente equipada para atender a todos os alunos do município que possuem laudo indicando a necessidade de atendimento especializado. Nesse espaço, estudantes com deficiência e transtorno do neurodesenvolvimento receberão atendimento, incluindo estímulos e terapias cognitivas e comportamentais.

É relevante ressaltar que essa sala desempenha um papel crucial como fonte de apoio para alunos de todas as unidades escolares, assegurando que eles recebam o suporte necessário para o seu desenvolvimento educacional e pessoal.

Além disso, a comunidade escolar tem se empenhado em promover a inclusão de alunos com deficiência auditiva, disponibilizando intérpretes de libras para acompanhá-los em sala de aula. Um exemplo notável disso é a intérprete na Escola João Chama, que acompanha a aluna Alice, garantindo que ela tenha acesso a uma educação de qualidade.

O ponto alto do evento ocorrido na tarde de 6 de novembro foi a entrega de cinco óculos de realidade virtual. Segundo Antônio Almeida, representante da empresa Therafy, de Campo Grande, esses óculos desempenham um papel fundamental no aprimoramento das habilidades, comunicação, interação social e aprendizagem dos alunos com deficiência. Essa iniciativa representa um passo importante na promoção da inclusão e no apoio às necessidades específicas de cada aluno. A psicóloga da empresa, Francyelle Lima, acrescentou que essa plataforma utiliza a gamificação para auxiliar estudantes com deficiências a desenvolver competências, como habilidades sociais, autonomia, coordenação motora e regulação emocional.

O prefeito José Natan enfatizou o compromisso com a Educação Especial, destacando a importância de proporcionar oportunidades educacionais iguais a todos os estudantes na comunidade estudantil. Ele salientou os benefícios da realidade virtual para os alunos da Educação Especial, como maior aprendizado, redução da evasão escolar, melhoria do foco e atenção, estímulo à criatividade, maior interação e a possibilidade de aprender de forma lúdica.

Neste evento brilhante estiveram presentes o prefeito José Natan, o vice-prefeito Tenente Ávila, os Secretários Municipais de Educação Ana Rita, de Governo Ber Galter, de Administração Fernanda Ziviani, a Secretária Adjunta de Educação Maria Dalva, a Chefe da Educação Especial Jaqueline Silva e o vereador Jucleber Bim, autor da emenda impositiva que possibilitou a aquisição dos óculos, com a contrapartida do município.
Fonte: Fotos Daniel Silva - DICOM
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024