06 NOV 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Iniciada a 2ª edição da operação "Cata-Treco"
A Prefeitura de Aparecida do Taboado, através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Obras e Saúde, deu início no dia 6 a uma importante iniciativa, a 2ª operação "Cata-Treco". Essa operação tem como objetivo a coleta de objetos volumosos e grandes, como entulhos, sofás, eletrodomésticos e móveis antigos, e o melhor de tudo é que esse serviço será oferecido de forma totalmente gratuita para os cidadãos de Aparecida do Taboado.

Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, evitando o descarte irregular desses objetos, essa ação visa promover a limpeza de terrenos e reduzir os riscos à saúde pública. Isso ocorre porque alguns materiais descartados podem acumular água, tornando-se possíveis criadores para o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, e esconderijo para escorpiões e outros animais peçonhentos.

Para garantir a eficiência do serviço, a cidade foi dividida em cinco setores. Nesta semana, o setor I está sendo atendido, abrangendo bairros como Centro, Jardim do Lago I e II, Vila São Lázaro, Vilas Boas, Residencial Souza Bueno, Vila Dourado, Vila Garcia, Vila São José, Jardim Os Pioneiros e Vila Barbosa (até a Rodoviária).

A Chefe de Meio Ambiente, Carla Magalhães, ressaltou que a operação “Cata-Treco” não é um evento isolado, mas sim uma ação constante. Ela enfatizou que o descarte irregular de resíduos, como colocar lixo na calçada fora dos dados específicos, pode resultar em multas para os infratores. Além disso, é importante destacar que o serviço de coleta não inclui o recolhimento de resíduos provenientes da construção civil.

A secretária de Saúde, Daiane Pupin, enfatizou a importância de manter lotes e quintais limpos para evitar a sinalização de animais transmissores de doenças, cujas picadas podem ser até fatais, como é o caso do mosquito Aedes aegypti e do escorpião.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fátimo Dias, ressaltou o impacto positivo no turismo, destacando que manter uma cidade limpa contribui para aumentar a visibilidade turística e econômica do município. Isso, por sua vez, atrai turistas e investidores, beneficiando a economia local e a qualidade de vida da população.
Autor: Diretoria de Comunicação