29 OUT 2019
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Prefeitura entregou nove certificados do SIM que conferem qualidade aos produtos alimentícios
Entrega do SIM para a empresa Aguarauga, do empresário Dartagnan Ramos Queiroz.

Em reconhecimento as boas práticas dos estabelecimentos que manipulam ou fabricam alimentos de origem animal em Aparecida do Taboado, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, por meio do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Costa Leste – CIDECOL, já realizou a entrega de nove certificados concedidos por meio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que confere a qualidade dos produtos e serviços, das empresas do ramo alimentício.

Segundo a secretária de Desenvolvimento, Dulce Lima, desde o ano passado já foram entregues noves certificados do SIM para proprietários de estabelecimentos que fabricam ou manipulam alimentos, como açougues, fábrica de laticínio, abatedouros de peixe e suínos, supermercados e distribuidoras de carne.

“O SIM é muito importante para os empreendedores do município de Aparecida do Taboado, que a partir da certificação podem oferecer produtos com mais segurança, e também para os consumidores, que podem contar com um produto fiscalizado e certificado para o consumo”, destacou Dulce Lima.

A inspeção e a fiscalização tem o objetivo de garantir mais segurança e tranquilidade na comercialização dos produtos por meio do controle das condições higiênicas, sanitárias, tecnológicas, de produção, manipulação, armazenamento e transporte de produtos de origem animal e seus derivados.

De acordo com o veterinário responsável pela execução do certificado do SIM em Aparecida do Taboado, Estênio Roberto de Freitas, para aderir ao SIM os estabelecimentos passam por algumas etapas onde são realizadas vistorias, análises de documentos e outros aspectos, tais como localização, viabilidade, conformidade ambiental, estrutura física, aparelhos e equipamentos necessários à atividade que se destina. Somente após essas análises o fiscal do SIM emite o parecer favorável, liberando o funcionamento do estabelecimento.

O atendimento para agendamento das visitas está a cargo do agrônomo Roberto Castro Souto. “Desde o ano passado tivemos 25 solicitações de visitas, a partir delas que os empresários realizam todas as adequações necessárias para que seu estabelecimento receba o Certificado do SIM”, informou Roberto.

Os interessados em receber a certificação tem que procurar o agrônomo na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, que fica localizada na Avenida Orlando Mascarenhas Pereira, 2063, de frente o Fórum. O horário de atendimento do órgão é das 8h às 14h (BR), de segunda a sexta-feira. O telefone para contato é (67) 3565-7268.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024