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CONTROLADORIA INTERNA
MÓDULO 28° - PROCESSO DE COMPRAS - DO DFD À SOLICITAÇÃO AO ALMOXARIFADO
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No último dia 21 de julho, os servidores que atuação de forma direta ou indireta nos processos de compras do Município passaram por capacitação.

A Controladoria Geral do Município (CGM), em parceria com a Secretaria Municipal de Administração, disponibilizou aos agentes públicos Municipais uma capacitação que objetivou a implementação de novas rotinas que serão adotadas pela municipalidade em atenção a implantação da nova Lei de Licitações nº 14.133/2021.

A capacitação foi realizada no plenário da Câmara Municipal e contou com a presença de 49 servidores de diversas Secretarias, o treinamento objetivou apresentar algumas mudanças em especial a necessidade de se fazer as requisições ao setor de almoxarifado utilizando o software, não sendo mais aceito requisições manuais, assim como a elaboração do Documento de Formalização da Demanda – DFD, bem como a obrigatoriedade de utilização do sistema para emitir as autorizações de pagamentos das notas fiscais e por fim abertura dos processos de compras que passaram a ser feitos nos sistema.

A capacitação tela visou descentralizar a dinâmica de compras do Município, inserindo cada Secretaria no processo a fim de que as aquisições ocorram de forma célere e organizadas.

Outro ponto abordado, foi com relação a obrigatoriedade na utilização do software Fiorilli, nas rotinas de compras haja vista que é bastante comum os servidores produzirem dos documentos utilizando o Word ou mesmo o Excel. A orientação agora é que os documentos produzidos pelo office sejam devolvidos.

A medida visa, ampliar os controles sobre a produção de documentos públicos no âmbito do processo de compras evitando retrabalhos e falhas processuais que criam morosidade processual e insegurança aos gestores que em muitos casos são penalizados por falha administrativas.

A capacitação foi conduzida pelos servidores da Controladoria Interna, Departamento de Compras e Departamento de Almoxarifado, sem custos adicionais ao Município.
 
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