23 MAR 2023
Prefeito José Natan participa de solenidade para assinatura da concessão da MS-112 e trechos da BR 158 e 436
O prefeito José Natan de Paula Dias participou na tarde desta quinta-feira, dia 23, no auditório da Governadoria, da assinatura do contrato entre Governo do Estado e Consórcio Way Brasil, marcando o início da concessão da rodovia estadual MS-112 e trechos das rodovias federais BR-158 e BR-436.

A empresa vencedora do certamente ficará responsável pela manutenção viária e melhorias de tráfego e segurança nos trechos rodoviários, beneficiando diretamente 230 mil habitantes dos municípios de Cassilândia, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Inocência, Selvíria e Três Lagoas, além de trabalhadores do setor de transportes e turistas, reduzindo o tempo gasto nos deslocamentos e no custo do escoamento da produção agrícola e industrial da região Leste de Mato Grosso do Sul.

A cerimônia marcou também a inédita assinatura do termo de arrolamento de bens, que geralmente é feito após a publicação do ato, em até 30 dias. O feito permite que a lacuna entre os documentos seja abreviada, garantindo mais agilidade para o início das operações.

O prefeito José Natan comemorou a iniciativa, uma vez que os determinados trechos passarão por obras de melhoramento e, depois, de conservação, atendendo a uma antiga reivindicação dos municípios, que cobravam essas melhorias. “Pra gente foi uma luta muito grande. A chamada rodovia da morte, como era conhecida, agora vai passar por conservação e melhoramento. Seguimos em frente sempre lutando pela melhoria”, anunciou ele em suas redes sociais, logo após o ato, diretamente da Governadoria.

Também estiveram presentes o secretário de Governo de Aparecida do Taboado, Ber Galter; deputados estaduais, prefeitos e vereadores dos municípios envolvidos.

Investimentos e benefícios diretos

Ao todo serão R$ 3,5 bilhões em investimentos em infraestrutura, ao longo de 30 anos de contrato.

Três rodovias fazem parte da concessão dos serviços: MS-112, que liga Três Lagoas à Cassilândia; trecho da BR-158, entre o entroncamento da MS-306 (Cassilândia) até a MS-444 (Selvíria); BR-436, do entroncamento com a BR-158 (Aparecida do Taboado) até a divisa com o estado de São Paulo, incluindo a ponte Rodoferroviária.

A concessionária deverá recuperar, manter a conservação e ampliar a capacidade rodoviária de 412,5 quilômetros de estradas em Mato Grosso do Sul, incluído os 3,8 km da ponte Rodoferroviária, oferecendo agilidade, segurança aos usuários e novas possibilidades logísticas para a Região do Bolsão.

Com a melhoria do sistema rodoviário da MS-112 e trechos das BR-158 e BR-436, as principais atividades econômicas da região ganharão mais impulso: Agropecuária e indústria de celulose (Três Lagoas); Agropecuária (Selvíria, Inocência, Aparecida do Taboado e Paranaíba); Silvicultura (Selvíria e Cassilândia); Indústrias frigoríficas (Cassilândia); Indústrias de açúcar (Aparecida do Taboado). (Com informações do Governo MS)

Autor: Camila Helem de Jesus - Diretoria de Comunicação