23 MAR 2023
Biblioteca do SESI se prepara para comemorar o Dia do Circo
Na próxima segunda-feira, dia 27 de março, a Biblioteca “SESI Indústria do Conhecimento” vai celebrar uma arte bastante tradicional em nosso país, que se estabeleceu no Brasil no século XIX e entrou para o calendário de datas comemorativas em 1972: o Circo!

As atividades iniciam pela manhã, a partir das 8h, contando com a presença de três turmas de alunos do CMEI “Ana Maria do Nascimento”. Às 14h, a equipe da Biblioteca acompanhará os alunos da Escola “Professor Jesus José de Souza” até o Instituto Promocional Dom Afonso Maria Fusco, onde também ocorrerá uma festividade em comemoração ao Dia do Circo.

Já na terça-feira, dia 28, a Biblioteca receberá as crianças de 2 e 3 anos atendidas pelo CMEI “Adalberton Rodrigues de Almeida”, estendendo a comemoração com atividades às 8h e às 13h30.

Para receber as crianças na Biblioteca, as servidoras Regina Lacerda, Marli Quim e Elizângela Tabua estão preparando diversas atividades pedagógicas em forma de brincadeiras. Haverá ainda um painel para o registro de fotos, uma tenda de circo montada e personagens caracterizados como palhaços para alegrar a garotada, reforçando a importância da arte circense.

“A ideia é ter um dia diferente e bem divertido com os alunos, lembrando a boa representação do circo no nosso país”, comentou Gabriel Lima, responsável pela Biblioteca do Sesi em Aparecida do Taboado.

História do Circo

No Brasil, o Dia do Circo é comemorado em 27 de março em homenagem ao palhaço brasileiro Abelardo Silva, conhecido como Piolin. Ele nasceu no dia 27 de março de 1897 no circo que estava armado na cidade de Ribeirão Preto-SP. Piolin cresceu no circo, pois seus pais eram artistas circenses.

A importância da data reside no fato de valorizar a arte circense e também seus integrantes, como os palhaços, os malabaristas, os trapezistas, os acrobatas, os contorcionistas, os equilibristas e os mágicos, reforçando a importância da arte para o contexto histórico e cultural do país.

Autor: Camila Helem de Jesus - Diretoria de Comunicação