23 MAR 2023
Dia do Circo será celebrado pelos educandos do Instituto Dom Afonso Maria Fusco

Para celebrar o Dia do Circo, no próximo dia 27 de março, os educandos inscritos no Instituto Promocional Dom Afonso Maria Fusco estão preparando uma grande apresentação, coordenada pela Educadora Artística Conceição Mendonça, para bem representar a arte cultural circense.

A comemoração ocorrerá a partir das 14h, com a presença de vários convidados.

Haverá apresentações de dança, teatro, acrobacias e malabarismo, além de muitas outras atividades que fazem parte do contexto histórico e cultural do circo, que é formado por uma grande estrutura de lona colorida, onde no interior encontramos arquibancadas e um picadeiro circular com diversos espetáculos.

A criação da data

A data foi criada em homenagem ao palhaço brasileiro Abelardo Silva, popular Piolin, nascido dentro de um circo, em 27 de março de 1897. Além de ter reconhecimento internacional, seu trabalho inspirou muitos outros palhaços no Brasil e no mundo.

Embora sua atividade mais conhecida seja como palhaço, Piolin foi um artista múltiplo, pois também era malabarista, contorcionista, mímico e músico no circo.

Fonte: Camila Helem de Jesus - Diretoria de Comunicação
Autor: Foto Daniel Silva - DICOM