04 FEV 2021
Prefeitura vai firmar convênio com a Fesat para acabar com fila de espera por ultrassom
Nova gestão deparou com uma demanda reprimida de 693 pessoas aguardando a realização deste exame no Município

A Prefeitura Municipal de Aparecida do Taboado deverá firmar, já nos próximos dias, convênio com a Fundação Estatal de Saúde (Fesat) no valor de R$ 27.720,00 para resolver a demanda reprimida por exames de ultrassonografias, agilizando assim o diagnóstico e tratamento de pacientes que engrossam uma enorme ‘fila de espera’, com cerca de 693 pessoas aguardando sua vez.

Com a efetivação do convênio será possível estender os horários de atendimento que costumavam acontecer apenas às quartas-feiras e aos sábados, sendo contabilizados, em média, 100 exames por mês. “A nossa ideia é estender esse atendimento para domingos e até mesmo para o período noturno para que possamos ampliar o número de pacientes atendidos e zerar essa fila de espera o mais rápido possível”, explica o prefeito José Natan.

Foi pensando em resolver esse problema que o Executivo enviou Projeto de Lei n° 02/2021 à Câmara de Vereadores e solicitou a realização de sessão extraordinária para apreciação e votação da propositura.

Cabe ressaltar que Município resguardou o direito da FESAT pagar apenas pelos exames efetivamente realizados já que muitos pacientes, devido a demora, podem ter desistido ou buscado outros meios.

O projeto foi aprovado nesta quinta-feira (4) e agora será sancionado pelo prefeito municipal José Natan. “É uma vitória importante para a população aparecidense, pois a Saúde é um compromisso e uma prioridade da nossa gestão. Vamos continuar trabalhando para garantir cada vez mais qualidade de atendimento à população e para agilizar os procedimentos de Saúde no nosso município”, comentou o prefeito após o projeto ser aprovado por unanimidade.

Entre os exames de ultrassonografia a serem realizados estão: ultrassonografia órgãos superficiais, ultrassonografia estruturas superficiais, ultrassonografia mama, ultrassonografia obstétrica, ultrassonografia obstétrica TN, ultrassonografia obstétrica com Doppler, ultrassonografia pélvica, ultrassonografia próstata e bexiga, ultrassonografia próstata transretal, ultrassonografia Doppler carótidas, ultrassonografia Doppler carótidas e vértebras, ultrassonografia Doppler colorido de órgãos e estruturas,  ultrassonografia Eco Doppler artéria renal, ultrassonografia Eco Doppler tireoide, ultrassonografia Doppler arterial membro superior, ultrassonografia músculo esquelético, entre outros.

Autor: Camila Helem - Diretoria de Comunicação