15 MAI 2018
Prefeito recebeu autorização de ordem de licitação para esgoto sanitário

Os bairros Vila Glória, Rodrigues e São Jerônimo serão contemplados com saneamento básico

Mais um importante passo para o desenvolvimento de Aparecida do Taboado foi dado no último sábado, 12. O prefeito Robinho Samara abriu as portas de seu Gabinete para receber o deputado federal Elizeu Dionizio, equipe da FUNASA, secretários municipais e vereadores da base, para assinar a autorização para licitação de esgoto para os bairros Vila Glória, Rodrigues e São Jerônimo, no valor de R$ 3.700.000,00 (Três Milhões e Setecentos Mil Reais).

O ato, segundo Robinho Samara, marca o êxito de um trabalho iniciado há dois anos, quando foi apresentada a necessidade do esgoto para a região dos bairros a serem atendidos. De lá pra cá, o Chefe do Poder Executivo, acompanhado de alguns vereadores, participou de diversas reuniões com a FUNASA para traçar o projeto e inserir a solicitação de emenda, feita ao deputado federal Elizeu Dionizio e com emenda do deputado federal licenciado como Ministro de Governo, Carlos Marun. Foram inseridos R$ 3 milhões de recursos pelo deputado Elizeu Dionizio e R$ 700 mil de Marun.

“Essa é uma luta em prol daquela região que tanto necessita de rede de esgoto sanitário. Agradeço imensamente a todos os envolvidos, principalmente a união dos vereadores, que muito contribuíram para nos ajudar a buscar estes recursos. Eu passo ali praticamente toda semana e vejo esgoto a céu aberto e crianças brincando; isso não é admissível em uma cidade onde o IBGE diz que existem quase 26 mil habitantes”, justificou o prefeito.

Robinho destacou que a obra contribui para a saúde dos moradores dos bairros. “Nós estamos muitos felizes com mais essa obra, porque ela contribui também com a saúde, e para nós é um motivo de muito orgulho”.

Seguindo todos os trâmites administrativos, a previsão para licitar a obra é de 70 dias. Em 2013, ao assumir a prefeitura, a Administração Municipal fez um levantamento de esgoto sanitário. Aparecida do Taboado não tinha 10 mil metros de rede de esgoto. Até 2016 foram feitos 18.750 mil metros de rede, quase o dobro do que havia.

Aristides Ortiz, chefe de divisão de engenharia da FUNASA, destacou o empenho de Aparecida do Taboado para atender aos bairros. “O prefeito Robinho Samara me levou para mostrar a carência desses três bairros. Em outubro foi apresentado o projeto e agora foi aprovado para dar início ao processo licitatório para poder atender a população dos bairros São Jerônimo, Vila Glória e Vila Rodrigues. A proposta foi aprovada dentro do padrão da FUNASA, já existe a dotação orçamentária e financeira e agora a prefeitura irá dar início ao processo licitatório. Acredito que dentro a 12 a 14 meses a obra estará entregue”, destacou Aristides.

Ao falar sobre a busca por este recurso, o deputado Elizeu Dionizio elogiou a união de esforços entre os poderes Executivo e Legislativo. “Eu quero ressaltar o trabalho da Prefeitura junto com a Câmara de Vereadores, que insistentemente foram a Campo Grande para garantir este recurso. Conseguimos ontem [sexta-feira, 11/05], às 18h, tirar a autorização para a ordem de licitação dessa obra tão esperada. Apenas por este contexto a gente vê que não é só chegar e pegar o dinheiro, é todo um esforço da Prefeitura e da Câmara Municipal para que hoje pudéssemos ter essa ordem de autorização. Quando você tem um Legislativo que entende o Poder Executivo essa harmonia traz frutos positivos para a cidade”, disse.

Participaram do ato de assinatura os vereadores: Alaor Bernardes da Silva Filho (Lolozinho), Andrey dos Reis, Gilson Barros, José Natan e José Rodrigues de Matos (Zezão).

15/05/2018
Prefeito recebeu autorização de ordem de licitação para esgoto sanitário